Orçamento de capital

Páginas: 17 (4072 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
ORÇAMENTO DE CAPITAL

Orçamento de capital é uma ferramenta gerencial necessária. Uma das responsabilidades de um administrador financeiro é escolher investimentos com fluxos de caixa e taxas de retornos satisfatórios. Portanto, um administrador financeiro deve ser capaz de decidir se um investimento é um empreendimento valioso ou não e for capaz de escolher, inteligentemente, entre duas oumais alternativas. Para conseguir isso, é necessário um sólido conjunto de procedimentos para avaliar, comparar e selecionar projetos. Esse conjunto de procedimentos é chamado de orçamento de capital.
O capital é um recurso muito limitado, seja na forma de capital de terceiros, seja na de capital próprio. Existe um limite de crédito que o sistema bancário pode criar na economia. Os bancos comerciaise outras instituições financeiras têm depósitos limitados sobre os quais podem emprestar dinheiro para pessoas, empresas e governo. Além do mais, o Banco Central exige que cada banco, através do depósito compulsório, mantenha parte de seus depósitos a vista como reservas. A existência de recursos limitados para emprestar faz com que as instituições financeiras sejam seletivas ao concederemempréstimos para seus clientes. Mesmo se um banco conceder crédito ilimitado para uma empresa, a administração dessa empresa, antes de tudo, deveria considerar o imposto do incremento dos empréstimos sobre o custo total do financiamento.
Na realidade, qualquer firma tem limitados recursos emprestados, que devem ser alocados entre as melhores alternativas de investimento. Alguém poderia argumentar queuma empresa pode emitir uma quantidade quase ilimitada de ações ordinárias para levantar capital. Entretanto, aumentar o número de ações da companhia só serve para distribuir o mesmo montante de patrimônio líquido entre um maior número de acionistas. Em outras palavras, à medida que o número de ações da companhia aumenta, a parcela de participação de cada acionista no capital da empresa caiproporcionalmente.
O argumento que capital é um recurso limitado é verdadeiro para qualquer forma de capital, seja na forma de capital de terceiros (a curto e a longo prazos), seja na de capital próprio. (ações ordinárias) ou lucros acumulados, contas a pagar ou títulos a pagar, etc. Mesmo a empresa mais conhecida numa indústria ou comunidade pode tomar emprestado até certo limite. Uma vez que a empresaatingiu tal limite, ela terá o seu pedido por mais crédito negado ou será penalizada por taxa de juro maior, fazendo com que tomar empréstimo seja a forma menos desejável de levantar capital.
Ao deparar com fontes limitadas de capital, a administração deve decidir com cuidado se um determinado projeto é ou não economicamente aceitável. No caso de haver mais de um projeto, a administração deveidentificar os projetos que mais contribuirão para o lucro e, em conseqüência, ao valor (ou riqueza) de firma. Isso, em essência, é a base do orçamento de capital.
Uma empresa pode efetuar dois tipos de gasto: circulante ou capital. Os gastos correntes ou circulantes são de curto prazo e são debitados como despesas no exercício em que ocorrem. Exemplos de gastos correntes são ordenados salários,custo de matéria prima e várias outras despesas administrativas. Gastos de capital são de longo prazo e são amortizados (seus valores são gradualmente reduzidos) durante vários anos de acordo com o regulamento da Receita Federal. Exemplos de gastos de capital incluem um desembolso de $ 100.000 para a aquisição de um novo prédio ou uma nova máquina, a compra de um computador pessoal para usocomercial, a compra dos direitos de uma patente de um investidor, gastos para pesquisa e desenvolvimento, etc.

Tipo de gasto de capital

1. Novas máquinas e equipamentos adquiridos para negócios. A fim de expandir as operações comerciais, as empresas sempre adquirem mais equipamento. De acordo com o regulamento da Receita Federal, pequenos caminhões, vários modelos de veículos, equipamentos para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento de capital
  • orçamento de capital
  • Orçamento de capital
  • Orçamento de Capital
  • orcamento de capital
  • Orçamento de capital
  • Orçamento de capital
  • Orçamento de capital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!