Orçamento base zero

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Delimitação do tema

A pesquisa tem o intuito de demonstrar o Orçamento Base Zero (OBZ) em empresas privadas brasileiras, visando ser um método orçamentário eficaz e sendo ele anual no controle de despesas.

Problema

Para elaborarmos este sistema orçamentário encontramos a desvantagem com a variável tempo, uma implantação demorada, onde a sistemática OBZ requer uma analise analítica dosvalores orçados. Deve-se ter total apoio da diretoria, porque administradores arriscam na sorte de temores e problemas antes de perceberem os benefícios que o sistema de Orçamento Base Zero trás. E Juntamente a ela a implantação da cultura, onde o papel de dono que deve ser seguida a risca.
O foco maior do trabalho é demonstrar que por mais que a quantidade de informações obtidas no processoorçamentário pode ser avassaladora, não podemos gerenciar apenas parte despesas cujo nível seja relevante, o planejamento é fundamental para iniciação dos processos, e este planejamento cabe a discussão de pacotes e quantidade de pacotes, denominação de níveis (CBZ, NBZ e etc), as atividades que serão gerenciadas no processo orçamentário, cronogramas de reuniões e fixação de conceitos e entre outras.Objetivo Geral

Demonstrar que o método de Orçamento Base Zero é eficiente na alocação de recursos e benefícios e a partir destes identifica e elimina operações inúteis e obsoletas, é uma forma eficaz de analise de custos, corrige orçamentos inflacionados, aumenta o grau de comunicação entre níveis hierárquicos e identifica a meta e cultura da empresa.

Objetivo específico

O PlanejamentoInicial
Obter gestão, planejamento, controle e disciplina de custos e resultados com este método de gerenciamento de custos e despesas. Com ele conseguimos gerir a parcela de despesas operacionais da empresa, com apoio da alta administração, buscando melhorias no resultado operacional
O primeiro passo é definir os pacotes de decisão, neste agrupamento de contas contábeis ira contemplar contas dedespesas que se deseja controlar. Após o pacote de decisão definido é necessário atribuí-lo a um dono especifico, que ficara encarregado de orçá-lo e controlá-lo.
Em seqüência das definições de pacotes e donos de pacote, é importante salientar o domínio de entendimento da denominação de contas contábeis, para que cada conta contábil seja atribuída a despesas alocada corretamente, visandomelhorar os processos e eficiência de OBZ (Orçamento Base Zero). Verifica-se que as premissas das contas fazem parte do processo inicial de planejamento do orçamento, as regras contábeis neste ponto devem ser totalmente claras.

O Orçamento e Recursos
Para se obter a estrutura de um Orçamento Base Zero é importante considerar também o conceito básico de qualquer planejamento tradicional. A aberturadas despesas de vendas, como comissões, royalties, encargos sobre comissões, despesas com convenções e eventos e entre outros, o orçamento de produção, realizando a abertura de despesas de Mão de Obra Direta, matéria prima, recursos e investimentos, que também faz parte de um processo orçamentário padrão, e nele já se aplica alguns conceitos de OBZ, como definir a partir do ultimo nível de operaçãodo orçamento com quem o pratica no dia a dia a operação, pois o orçamento iniciado tem sobre responsabilidade de controle o próprio nível operacional.

Controle
Faz parte do controle o apoio da alta diretoria, pois entre a alta administração é eleito o Mrs. OBZ, que devera ter total conhecimento da organização para assim efetuar cobranças, indicação de melhorias e revisão de metas senecessário.
O cronograma de encontros de defesa do orçamento, de revisão de metas, encontros para otimização de processos deve ser seguido a risca, para que seja os processos sejam motivadores para os donos de pacotes e seus executores de controles de despesas.
O controle prove melhorias como na Identificação da falta de coordenação entre atividades, verifica a falta de premissas de planejamento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento Base Zero
  • Orçamento base zero
  • Orçamento Base Zero
  • Orçamento base zero
  • Orcamento base zero
  • Orçamento base zero
  • orçamento base zero
  • orçamento base zero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!