Oqueécomunicação

838 palavras 4 páginas
O que é Comunicação

Bordenave, Juan E. Diaz –O que é Comunicação,Brasiliense (2012), 112 p.

É oportuno perguntar-se o que é comunicação consiste simplesmente em que,na década de 70,foi descoberto o ‘homem social’. Em particularmente as de 50 e 60 e tudo o que rodeia o homem desenvolvendo bastante planejamento econômico, o urbanismo, o combate á poluição ambiental, por outras pessoas com quem ele mantém relações de interdependência. A descoberta do homem social foi aplicar-lhe os modelos mecanicistas e pragmáticos o caso da educação é ilustrativo. As escolas, assim os cárceres e outras instituições sociais com disciplinas estanques que dividem em retalhos problemas que aparecem integrados. Os meios de comunicação organizados e manejados segundo modelos forâneos verticais e unilaterais. Sócrates, o filósofo grego, foi sempre tachado que deveria ser a comunicação na sua sociedade.
Os alto-falantes informam a composição dos times e as eventuais substituições que vira pandemônio quando estoura um gol, uma atmosfera circense ao espetáculo. Dúzias de repórteres e fotógrafos acompanham os lances da partida, vota-se hoje o audacioso projeto de reforma agrária apresentado pela oposição. Grupos antagônicos de latifundiários, estudantes, agricultores, bóias-frias e intelectuais lotam as galerias, escutam-se, lá fora, os gritos de populares não admitidos no recinto. Nas tabuletas para poder mudá-los quando convier. As donas-de-casa, assustadas pelos preços sempre em aumento, barganham com insistência, manuseiam chuchus, cheiram peixes, escolhem laranjas, comentam os preços com as demais freguesas.

Episódios como estes constituem o meio ambiente social da comunicação. A comunicação esta presente no estádio de futebol, na câmera dos deputados, na feira livre e na reunião familiar,sendo objetivo de comunicação nos botequins,nos escritórios,nas fabricas,nos rádios e jornais.E a tv já foi chamada de ‘magia a domicilio’,por seu poder de transportar as pessoas

Relacionados