Oqueeendomarketingestrategiarhdoc 86096

290 palavras 2 páginas
O QUE É ENDOMARKETING
O endomarketing é um instrumento de gestão que se utiliza da base do marketing tradicional, para aplicação no ambiente interno das empresas, aliando-se aos conceitos de Recursos Humanos. Esta área está ligada ao departamento de comunicação interna.
Bekin(1995) criou o termo endomarketing, e em sua obra Conservando sobre Endomarketing fala sobre vários dos tópicos que Philip Kotler aponta (em Administração de Marketing), como o ''marketing interno das organizações''.
Para o autor, marketing interno ou endomarketing pode ser conceituado como ''ações de marketing para o publico interno - FUNCIONARIOS - das empresas e organizações'' (BEKIN, 1995,p.18).
O desafio do Endomarketing é transformar em produtividade valores passados aos funcionarios, tais como honestidade, empatia, comprometimento, cordialidade, colaboração etc.
Segundo Violin (2003), ''o principal benefício que se busca é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro da empresa''.

CONCEITOS E OBJETIVOS DO ENDOMARKETING
Endomarketing não deve ser entendido apenas como resultado de comunicação interna e gerenciamento de informações, constituindo um processo educativo que objetiva integrar pessoas e gerar motivação. Pode ser definido como um processo gerencial, cíclico, continuado e em direção a um determinado propósito da organização, que é integrado aos demais processos da empresa, funcionando dessa maneira, como um catalisador de consecução de metas.
Pode-se então denominar endomarketing como ''gestão de marketing interno'', cujo objetivo principal é promover a motivação das pessoas por seu trabalho, obtendo seu comprometimento como os objetivos estratégicos da empresa.
Portanto, sendo a relação empresa e mercado um reflexo da relação empresa e público interno; boa prática de marketing interno resulta em melhorias significativas.

Relacionados