oqueeasida

912 palavras 4 páginas
Promoção e Educação para a Saúde

Gabinete de Apoio ao Aluno
O que é a Sida?
A palavra SIDA é formada pelas primeiras letras duma situação clínica muito grave, designada por SINDROMA DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA.
É uma doença provocada por VÍRUS, designados por HIV1 e HIV2 da família dos retro vírus.
Uma vez instalado esse vírus, para se desenvolver e reproduzir, invade e destrói certo tipo de células do sangue (os Linfócitos T 4), que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra Infecções e contra Tumores.
Como se transmite a Sida?
O vírus HIV para produzir doença no seu processo normal de desenvolvimento e proliferação, tem que ter acesso e entrar na corrente sanguínea do nosso corpo.
Quando no exterior, fora dos condições convenientes à sua vida, o vírus morre rapidamente, em poucas horas.
Nestas condições, e já se conhecendo quais os fluidos orgânicos que são infectantes, as formas de transmissão de SIDA são as seguintes:
1. SANGUE - produtos e seus derivados. Há anos atrás, quando ainda não se conhecia a doença, foi possível ter-se injectado sangue ou seus derivados, de indivíduos já portadores de SIDA em indivíduos sãos, transmitindo-lhes assim a doença.
2. RELAÇÕES SEXUAIS - As situações de SIDA inicialmente detectadas verificavam-se, como mais frequentes, entre os homossexuais masculinos. Este grupo, ainda hoje considerado de grande risco, por ter sido o mais agredido e o mais alertado, foi aquele que teve mais cedo que conhecer e encarar a doença, tomando as precauções de defesa convenientes a uma não contaminação. Em compensação, a transmissão por relações heterossexuais tem aumentado muito nestes últimos anos.
3. DE MÃE PARA O FILHO - A transmissão mais frequente é feita durante o período de gestação, em que o sangue da mãe vai circular no feto, através da placenta. Menos provável, ou menos frequente, é a contaminação durante o parto pelo sangue perdido, ou durante a amamentação. Os recém nascidos têm uma capacidade de resistência muito
fraca,

Relacionados