Oque é pecepção

1450 palavras 6 páginas
Assine 0800 703 3000SACBate-papoE-mailNotíciasEsporteEntretenimentoMulherShopping

Share on favoritesShare on twitterShare on facebookShare on liveMore Sharing Services

Reportagem
Filtros da percepção
A manipulação de imagens com algoritmos promove ilusões visuais surpreendentes e também explica como nosso sistema visual decompõe o que vê em diferentes freqüências espaciais
Vilayanur S. Ramachandran e Diane Rogers-Ramachandran©ISTOCKPHOTO

O pintor espanhol El Greco (1541-1614) costumava retratar em seus quadros objetos e figuras humanas alongados. Com base nisso alguns historiadores de arte sugeriram que ele era astigmático, isto é, que suas córneas eram mais curvadas na direção horizontal que na vertical, fazendo com que a imagem na retina fosse esticada verticalmente. Essa idéia é totalmente absurda. Se fosse verdade, todos nós deveríamos desenhar o mundo de ponta-cabeça, porque a imagem retiniana é assim: a córnea a inverte, mas o cérebro processa e interpreta os estímulos que chegam à retina de modo que vemos o mundo de cabeça para cima.

Não há, no sentido literal, imagem nenhuma projetada na retina. Esse olho interior simplesmente não existe. Em vez disso, precisamos pensar nos incontáveis mecanismos visuais que extraem informações da imagem e as processam, passo a passo, antes que essa atividade culmine na experiência perceptiva. Algumas ilusões são formidáveis para ilustrar o funcionamento do cérebro durante esse processamento.

Compare os dois rostos mostrados ao lado. Se você olhá-los à distância de cerca de 30 cm, verá que a moça da direita está muito zangada, enquanto a da esquerda está tranqüila. Agora se você mover a página uns 2 metros para longe, verá que, surpreendentemente, as expressões mudam. A da esquerda sorri e a da direita está mais calma.

Como isso é possível? Parece quase mágico. Para ajudá-lo a entender, precisamos explicar como essas imagens foram construídas pelos

Relacionados