oque é netiqueta

437 palavras 2 páginas
Netiqueta é um conjunto de regras e/ou recomendações - etiquetas - que se deve observar na internet, com o objetivo de se evitar mal-entendidos nas comunicações em rede. Na comunicação pessoal, tais hábitos devem ser cultivados para que se concretize uma efetiva comunicação pela internet, tais como não digitar textos somente com letras maiúsculas, evitar também textos muito coloridos, grifos exagerados, dentre outros. Lima e Oliveira, no tocante à comunicação na EaD, orienta que os alunos dessa modalidade de ensino não apenas executem as atividades propostas, mas que também comuniquem-se e interajam com os demais colegas e tutores durante a execução dessas atividades. Além disso, tais autores ainda ressaltam a importância de o aluno de EaD saber organizar o seu tempo de estudo, para não perder os prazos de tais atividades.
Lima de Oliveira apresenta dicas de condutas para comunidades de aprendizagem no âmbito da Educação a distâncias: A) - Tenha cuidado com a linguagem ao escrever uma mensagem. Lembre-se que, após enviada a mensagem, você não terá mais a oportunidade de corrigir algo ou voltar atrás. Recomenda-se a releitura (repetidas vezes) do texto para evitar erros ortográficos e gramaticais, ou mesmo de compreensão dos objetivos desejados. B) - Sempre responda uma mensagem recebida para não dificultar o andamento dos processos de ensino-aprendizagem. Evite, assim, acumular mensagens e atrasos nas respostas ou desenvolvimento das atividades. C) - Demonstre cortesia nas comunicações, evitando usar palavras ríspidas, palavrões e frases provocativas.
D) - Atente-se ao campo assunto das mensagens para representar adequadamente o conteúdo da mensagem. A descrição do assunto da mensagem de modo claro, preciso e objetivo aumenta as chances de resposta do interlocutor. Além disso, mensagens sem assunto ou descrição inadequada, podem ser confundidas com vírus de internet. E) - É preciso cuidado com a formatação das mensagens, lembrando que:
• o

Relacionados

  • Netiqueta
    415 palavras | 2 páginas