oque é mandrilhamento

367 palavras 2 páginas
O QUE É MANDRILAMENTO Mandrilamento é um processo mecânico de usinagem de superfícies de revolução, com o auxílio de uma ou mais ferramentas de corte. Nessa operação, a ferramenta de corte é fixada a uma barra de mandrilar em um certo ângulo, determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

TIPOS DE MANDRILAMENTO Dependendo do trabalho, o mandrilamento, também conhecido como mandrilagem ou broqueamento, pode ser cilíndrico, cônico, radial ou esférico. Pelo mandrilamento pode-se conseguir superfícies cilíndricas ou cônicas, internas, em espaços normalmente difíceis de serem atingidos, com eixos perfeitamente paralelos entre si. As figuras a seguir mostram exemplos desses tipos de mandrilamento.

O mandrilamento cilíndrico é o processo em que a superfície usinada é cilíndrica e o seu eixo de rotação coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira. Umas das maquinas mais utilizadas para o processo de “mandrilamento” é a mandrilhadora universal horizontal.

Em maquinas como essas se usina grandes carcaças de caixas de engrenagens e estruturas de maquinas. Uma peça com forma prismática pode ser usinada em todas as suas quatro faces verticais porque a mandriladora tem uma mesa giratória que possibilita a usinagem em todos os lados.
A mandriladora pode realizar um grande numero de movimentos. É possível posicionar a ferramenta para usinar um furo ajustando-se o cabeçote em determinada altura, e a mesa em posição transversal. Todos os deslocamentos são indicados em escalas graduadas. Nas mandriladoras mais modernas, as escalas possuem equipamentos de leitura óptica ou contadores numéricos digitais, que permitem maior exatidão no trabalho.
A vantagem do uso desta maquina é a economia de tempo. A mandriladora universal tem a capacidade de processar todas as operações necessarias de usinagem, do começo ao fim, do desbaste ao acabamento,

Relacionados

  • Cermets
    1202 palavras | 5 páginas