Oque eu fasso pra dessvirrar a tela do meu pc pq sem quere eu virei

308 palavras 2 páginas
Euclides de Alexandria foi mestre, escritor de origem provavelmente grega, matemático da escola platônica, e conhecido como o Pai da Geometria, pouco se sabe sobre a vida de Euclides pois há poucas referências fundamentais a ele, sabe-se que viveu em Alexandria, provavelmente no século III a.C.
Euclides começou com o Livro "Elementos", com 13 volumes, que deu-lhe o título de "Pai da Geometria". onde reuniu tudo o que se sabia sobre matemática em seu tempo e, para completar seu trabalho, Euclides enunciou o famoso "Postulado das Paralelas".
Ele é um grande empregador na organização lógica e apresentação da matemática.

Não se sabe muito sobre a trajetória existencial de Euclides, pois nunca se falou demais acerca de sua vida pessoal. Euclides foi convidado a lecionar Matemática na escola instituída em Alexandria por Ptolomeu Sóter. Aí alcançou grande prestígio pela forma brilhante como ensinava Geometria e Álgebra, conseguindo atrair para as suas lições um grande número de discípulos. Ele conheceu a influência ao se destacar entre os demais professores pelo método utilizado em suas aulas de Geometria e Álgebra, sendo assim indicando que ele tinha um grande potencial para explanar as disciplinas que ministrava.
O que se sabe sobre Euclides foi extraído de textos elaborados muitos séculos depois após seu falecimento, por Proclo e Pappus de Alexandria. Proclo se refere à Euclides como o criador da clássica obra Os Elementos.
Muito antes dele, a geometria já era usada no Egito para medir terrenos e projetar pirâmides, mas foi com Euclides que a geometria do Egito tornou-se importante, fazendo de Alexandria o centro mundial do compasso e do esquadro, por volta do século III a.C Embora se tenham perdido mais de metade dos seus livros, ainda restaram, os treze famosos livros que constituem os Elementos

Relacionados