Oque é guerra cambial ?

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
 O que é a guerra cambial?
1-Guerra Cambial são medidas artificiais que os governos tomam para controlar o valor de suas moedas, não permitindo que flutuem ao sabor do mercado. 
A China mantém sua moeda desvalorizada cerca de 30%, com isso seus produtos de exportação são mais baratos que os outros, facilitando as exportações. 
Os EUA estão injetando bilhões de dólares na suaeconomia, mesmo sabendo que ela não tem capacidade de absorver esse montante, com isso irá sobrar dólares no mercado, e eu valor irá cair, tornando seus produtos mais competitivos. 
O Brasil esta sofrendo essa concorrência desleal, que prejudica nossas exportações de produtos industrializadas, que acabam ficando mais caros. Por enquanto, estamos sendo salvos porque somos grandes exportadores deprodutos primários, as chamadas commodities (minérios, grãos, carnes, etc). 
Com muitos países tentando proteger suas moedas, as relações do comércio internacional estão virando uma verdadeira queira o que poderá reduzir todas as relações entre os países e todos vão sair perdendo no final. 
2-Conflitos diplomáticos e econômicos de países que desejam que o dólar se valorize para que suas exportaçõessejam retomadas, em contraponto com a China, que concorre de forma desleal e, por fim, com os EUA, que tem adotado medidas bruscas e incisivas para expandir a circulação de dólar em sua economia, visando aumentar o consumo interno e a geração de empregos e, adivinhe melhorar o desempenho de suas exportações. Levando em conta que maioria dos países de relevância econômica no cenário global o câmbio éflutuante, quanto mais dólares os EUA colocarem para circular, menor será o seu valor no mercado internacional, o que alimentará um ciclo que pode gerar umanovacrisemundial. 
A guerra cambial se traduz em posicionamentos ambíguos sobre o dólar, onde há conflito quanto ao seu valor, que, estando alto, favorece a certos países e, estando baixo, prejudica muitos outros. Sendo que no meio destasoposições há a China, que manipula o valor da moeda americana ao seu bel prazer para vencer a concorrência de inúmeros produtos no mundo. 
Diante de tantos interesses, a única certeza é que esta guerra cambial não terá uma solução rápida e, ao que tudo indica, será um fator de risco para a quase nenhuma estabilidade do mundo econômico, já combalido pela crise de 2008, que se arrasta por mais de umadezena de países.
Como surgiu a guerra?
1-O termo guerra cambial vem sendo usado por diversos governos e economistas para descrever uma suposta disputa entre os países envolvendo suas moedas. Acredita-se que alguns países, os emergentes, estariam desvalorizando artificialmente suas moedas para beneficiar seus ganhos com exportação.
2-Como surgiu o termo "guerra cambial"?O ministroda Fazenda brasileiro, Guido Mantega, foi o primeiro a falar em "guerra cambial". Mantega acusou países asiáticos, além de Estados Unidos e Europa, desubvalorizarem suas moedas para aumentar os ganhos com as exportações. Quando a moeda de um país está subvalorizada, ela torna o produto fabricado internamente mais barato e mais atraente, porque ele pode ser vendido por menos dólares que serãotrocados por mais moeda interna.
Estados unidos e a Guerra Cambial
Como consequência da reação dos Estados Unidos à crise, o dólar vem perdendo valor frente a uma série de moedas. Essa desvalorização prejudica as exportações dos demais países, que vêem seus produtos se tornarem mais caros no mercado externo. A reação vem na forma de medidas unilaterais.Reclamações sobre a políticamonetária dos EUA também partiram do mundo desenvolvido. O ministro da Economia alemã, Rainer Bruederle, afirmou estar preocupado com que os Estados Unidos estejam tentando estimular o crescimento ao injetar liquidez na economia. Sua colega francesa, Christine Lagarde, disse que a reação das economias emergentes mostra a necessidade de reformas.
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • guerra cambial
  • Guerra cambial
  • Guerra cambial
  • Guerra cambial
  • Brasil e a Guerra Cambial
  • Impactos da guerra cambial
  • Guerra cambial brasil x mundo
  • Sistema Monetário Internacional, Cooperação e Competição: Um Ensaio sobre Guerra Cambial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!