Oque é bioética

Páginas: 2 (271 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1- Oque é bioética..
Bioética refere-se, normalmente, a questões éticas que vêm aparecendo com o avançar das ciências da vida. Descartes, ao dizer que o corpo humano erauma máquina como qualquer outra, deu um importante passo para a consolidação da medicina e da biologia enquanto "ciências exatas". E com a exatidão, aparecem novidadestecnológicas capazes de interferir nos aspectos mais profundos e essenciais da vida, como nossa herança ancestral e até mesmo as sensações íntimas. Assim, em 1971, o termoaparece pela primeira vez no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", de Van Rensselaer Potter.
Bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina e filosofia(dessa, especialmente as disciplina da ética, da moral e da metafísica), que investiga todas as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana (emgeral) e da pessoa (em particular). Considera, portanto, a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas, bem como de suas aplicações. São temas dessa área,questões delicadas como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, e os transgênicos.

As diretrizes filosóficas dessa área começaram a surgir após a tragédiado holocausto da Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas abusivas de médicos nazistas em nome da Ciência, criam um código para limitar osestudos relacionados. Formula-se aí também a ideia que a ciência não é mais importante que o homem. O progresso técnico deve ser controlado e acompanhar a consciência dahumanidade sobre os efeitos que eles podem ter no mundo e na sociedade para que as novas descobertas e suas aplicações não fiquem sujeitas a todo tipo de interesse.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oque
  • sou oque sou...
  • oque
  • Oque?
  • Oque e
  • Bioetica
  • Bioética
  • bioética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!