optimização da indústria química ASPEN

1249 palavras 5 páginas
Sumário

Este trabalho foi realizado com o intuito de estudar a influência da pressão instalado no sistema na produção de NaCl (s).
Com este intuito, foi simulado o processo no programa Aspen Plus V7.2 User Interface.
Primeiramente, foi necessário combinar duas correntes numa só para que esta servisse de alimentação ao separador. Para isso, foi necessário um bloco “MIXER”(triangle). O separador utilizado foi “FLASH2” com a finalidade de obter duas correntes de saída.
O modelo termodinâmico utilizado foi o “ELECNRTL” pois trata-se do método mais versátil. Este é capaz de trabalhar com baixas e elevadas concentrações, além de ser possível manipular sistemas de solventes aquosos e mistos. As unidades utilizadas foram as do sistema métrico (bar, Kg/h, Kmol/h), tal como sugerido no enunciado.
Após a realização da simulação, verificou-se que, para uma pressão igual a 5 bar e uma temperatura igual a 25(C, a quantidade de cloreto de sódio (s) formado foi 28,037 Kg/h. Verificou-se também que, para a mesma temperatura (T=25(C), à medida que a pressão instalada no sistema aumentava, a quantidade de NaCl (s) formada diminuía.

Índice

Desenvolvimento

Seguidamente serão apresentados todos os pontos pertinentes para a realização do trabalho proposto.

1. Apresentação do problema estudado

Uma corrente contendo 10 kmol/h de água e 1 kmol/h de HCl é misturada (isobárica e adiabaticamente) com outra composta por 10 kmol/h de água e 1,1 kmol/h de NaOH. Ambas as correntes estão a 25(C e 5 bar. A mistura resultante é em seguida enviada para um separador flash, com o intuito de se conseguir, de forma isobárica, uma fracção molar de vapor de água igual a 0,75, obtendo-se ainda a precipitação de NaCl.
Mediante a análise do problema e dos dados fornecidos, recorreu-se a uma simulação utilizando o Aspen Plus V7.2 User Interface. A figura 1 mostra a montagem utilizada no referido programa de simulação. No decorrer da simulação utilizou-se o bloco “MIXER”, o

Relacionados

  • shst
    46571 palavras | 187 páginas
  • ciencias
    337881 palavras | 1352 páginas