OpticaGeometrica

2871 palavras 12 páginas
1 INTRODUÇÃO

A óptica é um ramo da Física que estuda a luz ou, mais amplamente, a radiação eletromagnética, visível ou não. A óptica explica os fenômenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outras coisas.
Divisões da óptica
Óptica Geométrica: A óptica geométrica estuda a propagação da luz sem buscar justificativas. Estuda a reflexão da luz, a aplicação na construção de lentes (convergentes e divergentes) e sua utilização na construção de instrumentos óticos.
Óptica Física: Estuda fenômenos nos quais a compreensão exige um modelo que teorize a natureza da luz. Estuda a difração, interferência, polarização Este trabalho tem como intuito mostrar conceitos gerais da óptica e explicar mais detalhadamente a óptica geométrica.

2 FONTES DE LUZ

É todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria é dado o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.

A Lua é uma fonte de luz secundária O Sol é uma fonte de luz primária As fontes de luz podem ser: puntiforme ou pontual - fontes cujas dimensões são desprezíveis em comparação com a distância a que são observadas, como por exemplo as estrelas ou extensas - fontes de luz cujas dimensões não podem ser desprezíveis em comparação com a distância a que são observadas.

3 REFLEXÃO

No estudo da óptica geométrica, quando a luz atinge a fronteira entre dois meios podem ocorrer basicamente três fenômenos: reflexão, refração e absorção.
A reflexão da luz é um fenômeno físico que consiste na mudança de direção dos raios de luz incidentes sobre uma superfície refletora, exceção feita à situação na qual o ângulo de incidência seja igual a 90º, em que a direção se mantém, mas apenas o sentido da propagação

Relacionados

  • Estudante
    1337 palavras | 6 páginas
  • Iluminancia
    3325 palavras | 14 páginas