opt finacas

1061 palavras 5 páginas
Optativa :Crises Financeira

Luis Antônio Piva Filho

Introdução

Minha experiência a ser estudada será da crise asiática que ocorreu nos anos 90. Meu objetivo principal será analisar a crise com um enfoque maior na crise bancaria, no ataque especulativo sobre o câmbio, na alta desvalorização da moeda local em relação ao dólar , na dívida externa elevada e no declínio do PIB.

Classificação da crise

Pôr o que foi visto em sala de aula e em minhas pesquisas, a crise asiática foi uma crise fundamentalmente uma crise bancaria e cambial.

Ano em que ocorreu e países envolvidos

A crise Asiática acorreu nos anos de 1997 e 1998 de os Pais envolvidos foram : Tailândia, Malásia, Indonésia , Filipinas , Coreia do Sul e Japão.

Causas

As principais causas foram: acentuada desvalorização das suas moedas (locais), em relação ao dólar e a queda substancial nos preços de ativos em seus mercados acionários. Ambas refletiram fortes saídas de capital, com correspondente redução das reservas externas daqueles países.

Motivo especulativos que levaram a crise e data do estopim especulativo

O evento que se tornou o gatilho da crise foi o anúncio, em 2 de Julho de 1997 de que o baht (moeda tailandesa), passaria a flutuar trazendo grande insegurança a investidores e bancos. Em menos de dois meses esse anuncio afetou as economias atreladas a economia Tailandesa, dando início assim a crise.

Pesquisa Bibliográfica

Neste Primeiro momento usei 3 artigos que me ajudaram muito a entender os motivos e causas da crise Asiática. O que mais me ajudou nesse momento foi o artigo que li do autor Henrique Altemani de Oliveira (A crise Asiática e a China), o segundo texto que li vem do livro Econômica do Autor Otaviano Canuto e o terceiro texto foi do Autor Jose Luis Fiori obtido pela internet.

Relacionados

  • Amil
    6478 palavras | 26 páginas
  • Gestao avançada
    110250 palavras | 441 páginas