Opressão ao sexo feminino

Páginas: 2 (415 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
A história da humanidade é marcada pela opressão ao sexo feminino, em todas as instâncias afetivas, religiosas, culturais, sociais. As relações de gênero guardam injustiças e desigualdadesrefletidas em maus tratos, discriminação, violência, física e ideológica. Essas relações começaram a mudar meados do século XIX, início do século XX, quando surgem os movimentos feministas, que até hoje lutampor direitos iguias, ao longo desses últimos séculos muito tem se avançado quanto à garantia e respeito aos direitos das mulheres.
atualmente, o que se tem é um estado de certa estabilidade dasrelações de gênero. O homem e a mulher, em parte, já desempenham papéis importantes na sociedade. As mulheres galgaram um futuro para a humanidade em relação ao seu gênero e hoje os resultados sãonotáveis. Há 2 séculos elas nem sequer podiam votar, hoje já assumem cargos políticos. Há milênios o homem era o provedor familiar e a mulher subjugada a ele. Hoje, muitas mulheres provem os seus lares, cuidamde seus filhos, são exemplos de garra e determinação.
Mas, uma questão cultural tão antiga não desaparece de repente. Está incutido na memória social que a mulher é o sexo frágil e muitas ainda sesentem obrigadas a está à sombra dos homens. O problema da violência ainda é uma mácula na história da humanidade. Violência em todas as suas formas, das menos penosas às mais cruéis, muito emboraexistam vários dispositivos legais com a finalidade de diminuir a violência física, principalmente.
No texto de Veríssimo, a princesa é a personificação da mulher moderna, é a identidade ideológica,cultural, social e política que os movimentos feministas construíram, a mulher independente e livre, consciente de que uma vida com o sexo oposto é feita baseada na cumplicidade e no mutualismo, onde umpermite e garante as realizações do outro. Dessa forma, é comum exemplos de mulheres que encaram a vida da maneira mais corajosa possível, enfrentando os preconceitos e a violência que se levantam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impacto do alcoolismo no sexo feminino
  • Skate e o sexo feminino
  • O construto psicopatia no sexo feminino
  • Alcoolismo no sexo feminino
  • O construto psicopatia no sexo feminino
  • Bullying na escola envolvendo crianças obesas do sexo feminino
  • Comorbidades relacionados ao uso de substâncias químicas por pessoas do sexo feminino.
  • Analise comparativa da frequência e comprimento do passo em atletas velocistas do sexo feminino e masculino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!