OPORTUNIDADES SÓCIO-EDUCACIONAIS

5221 palavras 21 páginas
AS OPORTUNIDADES SÓCIO-EDUCACIONAIS:
O PRESÍDIO DE TIJUCAS COMO CENÁRIO DE PESQUISA1
Bernadétte Beber Campestrini2
Publicado em: BARTH, E. M.L. Et al. (org) Inclusão Social no Brasil - Experiências em programas de reabilitação prisional a partir do I Fórum Internacional de Ações Socioeducativas nas Prisões. Florianópolis: Agbus, 2003, p.131 - 142.

“Cuidado com a emergência? Cuidado por quê? A vida toda lutei pelo estrutural. Para quê? Para chegar aos 58anos (1993) e ver que temos 32 milhões de miseráveis? Tenho medo de soluções que não enfrentamos desafios do emergencial. Reivindico o direito de repensar o Brasil, mesmo sem ter a solução. A responsabilidade das mudanças é nossa. Façamos com energia, com força, com entusiasmo, com alegrias, superando as dificuldades, inventando formas, MAS FAZENDO!!!”.
Betinho

Este estudo se configurou na investigação das causas de jovens e adultos reeducandos do Presídio regional de Tijucas (SC) terem sido excluídos do processo formal de ensino e cogitar a possibilidade da Educação a Distância, gerenciar o processo de inclusão destes atores sociais na sociedade do conhecimento. Para tanto, consideramos que o fenômeno social afeta diretamente o ser humano em seus espaços de cidadania podendo, evidenciar situações facilitadoras para a delinqüência que leva a criminalidade, instaurando assim, a necessidade dos espaços prisionais oportunizar-lhes condições de aprendizagem que os promovam como seres humanos. No universo dos ambientes de reclusão, o Presídio Regional de Tijucas, destaca-se pela administração que prioriza a elaboração / execução de projetos de reeducação e reinserção, certificando a valorização do apenado como ser humano, promovendo acesso à informação, ao conhecimento, ao saber, ao profissionalismo para que, ao retornarem à sociedade, não reincidam ao mundo do crime pela fala de Educação Básica, requisito mínimo para o exercício da cidadania no convívio social.

A RESSOCIALIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO

A Lei

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas