oplkhll

2594 palavras 11 páginas
Artigo de Atualização

Quando o ensino-aprendizagem de matemática se torna um desafio

When teaching and learning mathematics becomes a challenge

Cuando la enseñanza-aprendizaje de matemática se vuelve un desafío

Autores: Nara Vilma Lima Pinheiro1; Maria Sylvia de Souza Vitalle
INTRODUÇÃO

Na sociedade do século XXI, a educação desempenha importante papel no processo de formação dos futuros cidadãos. Para exercer plenamente a cidadania é preciso ter, entre outros conhecimentos, conteúdos básicos de matemática, essenciais a qualquer cidadão, como, por exemplo, contar, medir, calcular, argumentar, resolver problemas, organizar, analisar e interpretar informações.

No entanto, frequentemente nos deparamos com alunos perguntando quem inventou a matemática ou para que estudar matemática. Talvez isto seja uma dificuldade da disciplina. Quando estas dificuldades persistem e não podem ser associadas a fatores extrínsecos, como déficits intelectuais neuromotores ou neurossensoriais, tampouco a dificuldades emocionais, falta de estímulo ou experiências educacionais inadequadas, é realizado o diagnóstico de transtorno específico de aprendizagem matemática ou discalculia1.

De modo geral, estudos recentes revelam que de 15% a 20% dos indivíduos em idade escolar (de 6 a 14 anos) apresentam dificuldades de aprendizagem. No entanto esta porcentagem pode aumentar de 30% a 50% se considerados os primeiros seis anos de escolaridade2- 4. Em se tratando da matemática, o índice de dificuldade é de 3% a 6,5% da população escolar, frequência similar à da dislexia e do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)5.

No âmbito da saúde, pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem apontam a discalculia (ou discalculia do desenvolvimento [DD]) como sendo um dos principais diagnósticos. Mas o que vem a ser discalculia?

Trata-se de um distúrbio neurológico que afeta o desenvolvimento das habilidades numéricas. Sua origem pode estar associada a desordens

Relacionados