OPISTORQU ASE

336 palavras 2 páginas
OPISTORQUÍASE

A opistoquíase é designação dada às infecções humanas causadas por várias espécies de trematódeos hepáticos da Família Opisthorchiidae transmitidas pelo consumo de pescado dulcícola (27). Dentre estas espécies destacam-se: Clonorchis sinensis e Opisthorchis viverrini, endêmicos da Ásia, Opisthorchis felineus da Europa Oriental e Metorchis conjunctus da América do Norte (2). Estimativas mundiais indicam que 35 milhões de pessoas possam albergar alguns destes trematódeos, sendo 15 milhões apenas na China (28).
O estágio adulto destes trematódeos pode habitar os ductos biliares de diferentes grupos de mamíferos, inclusive o homem (1). Todas as espécies destes helmintos compartilham ciclos biológicos muito semelhantes entre si, o qual se inicia com a liberação de ovos nas vias biliares, que chegam até o intestino para serem eliminados para o meio aquático, juntamente com as fezes do hospedeiro definitivo (2). Uma vez no ambiente, estes ovos são ingeridos por caramujos, onde eclodem, liberando miracídios que penetram nos tecidos destes moluscos passando por sucessivos processos de replicação, até formação das cercárias, que serão liberadas para o meio aquático infectando diversas espécies de peixes de água doce, com destaque para a família Cyprinidae, além de algumas espécies de camarões dulcícolas. A infecção humana ou de outros mamíferos ocorre quando os peixes contendo metacercárias destes trematódeos são ingeridos crus ou mal cozidos (29).
As várias espécies de opistorquídeos são altamente patogênicas e em infecções crônicas podem provocar no organismo de seu hospedeiro severas patologias, tais como: pancreatite, colangite piogênica, cálculos biliares, cirrose hepática e colangiocarcinoma (2).
O Brasil ainda não possui registros de casos autóctones de opistorquíase, nem mesmo condições ideais para o desenvolvimento do ciclo biológico desta parasitose, em decorrência da não existência de seus hospedeiros intermediários naturais, no entanto, a ingestão

Relacionados