operão de perfuração

2610 palavras 11 páginas
1 INTRODUÇÃO

O Brasil foi alçado à categoria dos grandes produtores mundiais, aumentando potencialmente o mercado de trabalho ligado à prospecção petrolífera. Numa plataforma existem diversos cargos a maioria deles demandando cursos superiores, e todos exigindo preparação de alto nível. O operador de sonda é o profissional responsável por um dos processos vitais da plataforma. As sondas pentetram na terra ou no fundo do mar em busca de novos poços. Uma vez encontrados, são feitas pesquisas, e comprovada a qualidade do produto, novas perfurações são efetuadas, agora para instalar a infraestrutura necessária a prospecção a longo prazo.
Cabem ao perfurador conhecer as rotinas da sonda, ter conhecimentos básicos sobre os tipos de solo a serem perfurados, os tipos de brocas necessárias para cada solo, as tensões e possíveís problemas esperados de operações delicadas. É um trabalho minucioso que exige treinamento sólido e execução muito atenciosa.
As atividades de perfuração de poços de petróleo consistem em metódos que visam à segurança e a produtiviidade do poço. Para tais operações se faz necessário um conjunto de procedimentos anteriores à perfuração.
O primeiro poço de petroleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia - no ano 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultarpassam os 6.000 metros.

2 DESENVOLVIMENTO

O poço de petróleo é o elo entre a rocha e a superfície, assim as atividades de perfuração de poços se revestem de certa complexidade à medida que são desdobradas em subatividades. 2.1 CLASSIFICAÇÃO

Quanto ao sistema de produção, sua classificação pode ser Onshore e Offshore.
Onshore é a produção em Terra, primeiro sistema a ser desenvolvida com custos menores e engenharias menos complexas em relação à exploração submarina.
Offshore é a produção no Mar, que acarreta em enormes custos, por causa do tipo de terreno e

Relacionados