OPERAÇÕES PORTUARIAS

800 palavras 4 páginas
Responda a todas as três questões.

Questão 01 – (Valor até 3,0 pontos)

O objetivo dessa questão é fazê-lo pensar à respeito da forma como cada manifestação cultural é sempre o resultado de trocas, intercâmbios e negociações, pacificas ou não, de diferentes grupos sociais. Isso nos ajuda a dar conta de perigosos pré-conceitos que insistem ainda na ideia de uma raça ou cultura pura.

Na aula N° 08 (O patrimônio cultural e artístico da região sul do Brasil: Santa Catarina e Paraná), vemos a construção do patrimônio cultural dessa região como o resultado dos diferentes grupos de imigrantes que a fundaram e povoaram, além dos povos indígenas que aqui já viviam e dos escravos africanos que foram trazidos à força. A despeito das importantes contribuições de portugueses, italianos, negros, índios e alemães, percebe-se na apostila um discurso que reserva a cada um desses grupos certas características que operam como demarcadores culturais, espécies de fronteiras étnico-culturais. Dito de outra forma, veicula-se a ideia de que cada grupo possuiria uma essência dela não podendo se desvencilhar. Visto dessa forma, cada patrimônio cultural tombado ou registrado aparece como a produção única e exclusiva de cada um desses grupos. Isso representa um perigo, pois sabemos que não há cultura “pura”, assim como uma raça “pura”. Todos somos o resultado de cruzamentos tanto genéticos quanto culturais. Somos todos híbridos. Assim, aparece a figura do híbrido, da mescla, da mistura. Com base na apostila N°08 dê um exemplo dessa mistura, enfim, dessa mestiçagem no nível do patrimônio cultural no Sul do país. Mostre em que medida diferentes manifestações culturais estão longe de ser o resultado original de somente um povo ou grupo social mas, antes de tudo, o resultado do esforço coletivo consentido ou não.

Questão 2 - (valor até 3,0 pontos)
O objetivo dessa pergunta é levá-lo a refletir criticamente sobre a forma como percebemos o mundo a nossa volta a partir de uma lógica

Relacionados