Operação sorriso realiza triagem para portadores de lábio-leporino

442 palavras 2 páginas
Cerca de 200 pessoas de todas as idades que são portadoras de fissura labiopalatina, passaram por uma triagem coordenada pela Organização Não Governamental (ONG) Operação Sorriso, na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, no bairro do Prado, na tarde desta quarta-feira (14). A previsão é que 60 cirurgias corretivas gratuitas sejam feitas entre 16 e 19 de março no Hospital Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço.

Segundo o coordenador médico da Operação Sorriso, André Mendonça, a fissura labiopalatina é uma má formação congênita que é causada por uma combinação de diversos fatores como genéticos, pré-natais, ambientais, nutricionais, dentre outros.

Para Mendonça, o trabalho é um ato humanitário, mas está longe de alcançar uma realidade melhor. “Esperamos que exista um atendimento continuo, que não seja preciso mutirões para que essas pessoas que são portadoras de qualquer tipo de deficiência facial parem de sofrer com a discriminação”, indagou.

O coordenador explicou que a cirurgia é rápida e segura. “Nossos profissionais são os mais qualificados. A cirurgia é rápida, dura em média 45 minutos”, infirmou Mendonça que ainda disse o quanto é gratificante o seu trabalho.

De acordo com a diretora da atenção especializada em programa estratégicos da Secretária de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), Lisiane Torres, o trabalho que a Operação Sorriso realiza é de suma importância para a população alagoana.

“Acreditamos que o trabalho da Operação Sorriso realiza não só aqui em Alagoas, mas em muitos outros lugares, seja de extrema importância para população, pois, através da cirurgia, é devolvido o direito da criança de ter autoestima, de sorrir e principalmente serem inseridas na sociedade”, ressaltou a diretora.

Ainda de acordo com Lisiane Torres, a SESAU pretende que o projeto seja constante no Estado. “Estamos trabalhando para que seja implantado em julho um núcleo permanente de cirurgias de lábio-leporino, no Hospital Nossa Senhora da

Relacionados

  • Dicionário de medicina
    122901 palavras | 492 páginas
  • 1 ESPECIFICOS ATEND CRECHE
    30805 palavras | 124 páginas