Operação Bandeirantes, Operação Barriga Verde e Novembrada.

581 palavras 3 páginas
1. Operação Bandeirante: Em épocas de ditadura no Brasil era comum os manifestos estudantis e greves operárias. Passada a febre desses atos começou a ficar cada vez mais popular grupos esquerdistas de civis, armados ou não, que eram contra o governo e a favor do socialismo como regime político.
Visando isso em julho de 1969 foi iniciada a Operação Bandeirantes no Brasil, seu objetivo era bem comum perante os fatos recentes da época: acabar com os esquerdistas.
As maiores características dessa operação foram: quem a executou que eram militares vestidos de forma a paisana e assim capturavam melhor; e como eram executados: além de brutalidades normais também há relatos de prisioneiros jogados ao mar com a barriga aberta para não boiar, e tornaram-se os desaparecidos da ditadura.
Em pouco tempo a operação foi satisfatória, diversas “gangues” esquerdistas foram exterminadas e pessoas com o nome forte na mídia foram mortas e a população começou a descobrir.
Com a pressão, aos poucos a sede de onde eram feitas as atrocidades (chamada de DOI) foi esvaziada e caiu em desuso, dando fim a operação.

2. Operação Barriga Verde: O estado do país não ia bem e a população estava altamente descontente. Quem era contra o governo era tratado bruscamente conforme o costume dos militares. Existia um partido de esquerda chamado de Partido Comunista do Brasil (PC do B), e era totalmente proibido, seus membros pertenciam a todos os estados do país e Santa Catarina possuía diversos.
Por isso, em 1975 os militares deram inicio a uma operação intitulada de “Barriga Verde” que tinha como objetivo “caçar” membros do partido e transporta-los a Curitiba onde por aproximadamente dez dias eram submetidos a diversos tipos de torturas até confessar seus planos conspiratórios e dedurar mais membros, ao acabar o período eram levados outros homens e os que voltavam de Curitiba se destinavam a hospitais e prisões militares.
Essa operação teve fim em 1977, porém os envolvidos só

Relacionados

  • Ditadura Militar
    174232 palavras | 697 páginas
  • Advocacia em tempos difíceis
    222489 palavras | 890 páginas
  • conhencimentosgerais
    137993 palavras | 552 páginas