Operadores argumentativos

Páginas: 20 (4909 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Departamento de Letras







OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS E SEU FUNCIONAMENTO NO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO










Adriana Evelin
Igor Robson
Patrícia Bicalho
Rafael Duarte







Belo Horizonte
2012

Adriana Evelin
Igor Robson
Patrícia Bicalho
Rafael Duarte







OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS E SEUFUNCIONAMENTO NO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO














Projeto de pesquisa desenvolvido ao longo do semestre à luz das reflexões suscitadas pela disciplina de Morfossintaxe





Belo Horizonte
2012
1. Introdução


1. Problema
Diante de uma enormidade de propagandas veiculadas pelas mais diversas mídias, vemo-nos, enquantoestudiosos da língua, na tarefa de discriminar quais são as estratégias utilizadas no âmbito publicitário. O estudo que aqui se planeja busca, então, analisar os enunciados publicitários em sua busca pela produção de sentido no enunciatário através da utilização dos operadores argumentativos no discurso. Dessa forma, o problema que aqui se coloca para nós é o funcionamento e agenciamento desses recursosda linguagem para que o objetivo primeiro de seu gênero, o anúncio publicitário, especificamente uma publicidade da CPFL, obtenha êxito.




2. Objetivos
Com este estudo, objetivamos identificar a relação que encerram os “operadores argumentativos” nas diversas ocorrências que constituem a enunciação; conhecer os mecanismos que permitem orientar a argumentação; analisar osrecursos linguísticos utilizados na construção do texto e captar os efeitos que o locutor pretende produzir no leitor.
Dessa forma, vamos buscar assinalar os efeitos de sentido produzidos no público alvo em cada uso que a publicidade da CPFL faz de determinado operador argumentativo, isto é quais os valores mobilizados quando são empregados a fim de conferir ao enunciado determinada forçaargumentativa. A título elucidativo, destacamos aqui o operador “que”, o qual procura justificar um enunciado que lhe é anterior, como demonstra o fragmento abaixo:
Exemplo 1: “Não chore ainda não que eu tenho um violão (...)” Chico Buarque


3. Justificativa
O discurso publicitário está, hoje, presente em todos os segmentos da sociedade e apresenta mensagens criativas, modernas, já que temcomo objetivo influenciar e induzir pessoas ao consumo de produtos através do meio publicitário. Dentre os recursos estilísticos adotados na construção dos textos publicitários estão os recursos linguísticos: operadores argumentativos, a linguagem verbal e não verbal, a utilização de imagens no corpo do texto, título, tema, qual sua finalidade e por ser multimodal, composto de recursos gráficosverbais e não verbais, bem como a delimitação de seu público-alvo. Considerando a importância do trabalho com o texto publicitário, propomos numa análise mais detalhada utilizando como corpus do trabalho um anúncio publicitário de uma empresa de energia elétrica.



2.1 Referencial Teórico


2.2 Revisão de Literatura
Para dar sustentação teórica à nossa análise, debruçamo-nos sobreas leituras de KOCH (2003), no que diz respeito aos operadores argumentativos, BRONCKART (1999, 2006, 2008), no que tange às condições sócio-cognitivas das produções desses enunciados publicitários e MENDONÇA (2006), subtraindo-lhe o caráter pedagógico para apreender o que suas reflexões trazem acerca da análise linguística, que preconiza os efeitos de sentido do texto, a contemplação dohibridismo de gêneros e o trabalho com a metalinguagem, indo em direção ao viés que conferimos à nossa análise, portanto.
Os estudos de KOCH (2003) traz grandes contribuições para que possamos avançar na análise dos operadores que promovem o sucesso da mensagem publicitária. BRONCKART (1999, 2006, 2008) ao delimitar os procedimentos textuais – procedimentos composicionais, mecanismos de textualização e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operadores argumentativos
  • Operadores argumentativos
  • Operadores argumentativos
  • operadores argumentativos
  • Operadores argumentativos
  • Operadores argumentativos
  • Operadores argumentativos
  • Operadores Argumentativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!