operadores argumentativoa

660 palavras 3 páginas
TRABALHO EM GRUPO – TG

Estudos Disciplinares III :

Operadores Argumentativos

Maria Cristina Rocha da Silva Trindade RA: 1433197

Osasco
2014

Trabalho em Grupo (TG) Curso: Historia
1º bimestre Pergunta:

Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.

Os operadores argumentativos são expressões que são usadas para dar sentido a duas ou mais orações. Tendo também, a função de argumentação no conjunto de idéias em um contexto, ou discurso. É muito importante perceber que os operadores argumentativos, indicarão qual a informação mais relevante que temos que prestar atenção na hora de analisar o enunciado, numa situação. Observar quais são os elementos lingüísticos (conectores), num discurso argumentativo.Conjunções, advérbios, palavras denotativas (aquelas que não são classificadas em nenhuma das categorias gramaticais), geralmente funcionam como operadores argumentativos.

Há variados tipos de operadores argumentativos, que serão usados de acordo com a intenção. Eis aqui os exemplos:

1) Assinala o argumento mais forte de uma escala orientada no sentido de determinada conclusão.

* Até/ mesmo / até mesmo/ inclusive O homem teme o pensamento como nada mais sobre a terra, mais que a ruína e mesmo mais que a morte. 2) Somam argumentos a favor de uma mesa conclusão.

* E / também / ainda / nem (= e não) / não só... Mas também/ tanto... Como / além de... / além disso... / a par de... João é o melhor candidato: tem boa formação em Economia, tem experiência no cargo e não se envolve em negociatas. João é o melhor candidato: não só

Relacionados