OPERACIONALIZA O DA VIGIL NCIA SOCIOASSISTENCIAL NO MUNIC PIO DE IGUATU

539 palavras 3 páginas
OPERACIONALIZAÇÃO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca apresentar uma melhor forma de operacionalização da Vigilância Socioassistencial na perspectiva de mostrar a importância desse setor e também a importância da parceria entre Vigilância Socioassistencial e demais setores da Assistência Social. Necessita-se de uma melhor parceria com a Vigilância Socioassistencial tendo em vista que a mesma não se materializa sozinha, é necessário um trabalho em equipe, com a participação das unidades ofertantes de serviços como, CRAS, CREAS E CADÚNICO, entre outras. Unidades essas que devem ser as maiores provedoras de informações para o Setor de Vigilância Socioassistencial que tem como função analisar, sistematizar e disseminar as informações recebidas.
No atual estágio de desenvolvimento do SUAS, Sistema Único de Assistência Social, tornam-se cada vez mais visíveis os desafios referentes ao fortalecimento da gestão e qualificação dos serviços; desafios estes cujo enfrentamento pressupõe a organização efetiva da Vigilância Socioassistencial. O desenvolvimento de capacidades de planejamento e gestão torna-se crucial para o amadurecimento da assistência social como política pública setorial, a qual compete garantir ou mediar o acesso a direitos sociais específicos. Nesse contexto, os processos de produção, análise e utilização de informações ganham relevância na medida em que possibilitam qualificar a intervenção dos agentes públicos de forma que suas ações produzam processos e resultados mais condizentes com as expectativas e necessidades da população em geral e, em particular, dos segmentos sociais mais vulneráveis.
A Vigilância deve ser capaz de ampliar a capacidade de Proteção e Defesa de Direitos inerentes à concepção do SUAS, daí advém sua força como função da Política de Assistência Social e seu reconhecimento e valorização na LOAS, na PNAS e na NOB.

JUSTIFICATIVA
A organização da função de Vigilância

Relacionados