Operaçoes em terminais de carga

Páginas: 20 (4960 palavras) Publicado: 1 de julho de 2012
Curso: Operações em terminais de carga e armazém
Professor: Thiago Romanielo


TERMINAIS DE CARGA E ARMAZÉNS COMO PARTE DO SISTEMA LOGÍSTICO


1. A armazenagem e a Logística


A mais conhecida aplicação da armazenagem era atender e servir como reservatório ou proteção contra incerteza. Algumas das escritas mais antigas da civilização ocidental, o livro Genesis, descreve o papel daarmazenagem para evitar escassez absoluta no Egito Antigo. Isso oferece boas evidencias de que armazenagem é uma das atividades comerciais mais antigas conhecida pelo homem. A armazenagem é feita hoje por vários outros motivos, mas existem situações onde a função principal ainda é a mesma descrita na Bíblia

O conceito de armazenagem teve início quando o homem observou ao longo dos tempos aocorrência de períodos de fartura e de escassez de produtos. A armazenagem surgiu quando o homem primitivo percebeu que poderia guardar mantimentos que sobravam nos períodos de fartura para usá-los em períodos de escassez ou mesmo para barganha, por produtos que não possuía, com outros homens e povos.

A armazenagem de materiais não seria necessária se os materiais estivessem disponíveis imediatamente,sempre que alguém precisasse. Isso só seria possível se a produção e o transporte desse material fossem instantâneos, ou seja, ocorressem a tempo zero. Como essa situação é irreal, o material deve ser armazenado para que esteja disponível no local desejado no momento que o cliente precisar.

Como métodos modernos de transporte desenvolvidos nos séculos 19 e 20, a armazenagem foi utilizada comomeio de alcançar as economias de transporte, As funções de consolidação e distribuição são ambas utilizadas para reduzirem custo de fretes. Em cada caso, um volume substancial de materiais é coletado para criar uma carga de transporte grande em vez de pequena. A armazenagem é utilizada em ambos os lados do processo como ponto de coleta ou ponto de distribuição.

Na função distribuição, aarmazenagem também pode melhorar o serviço ao cliente. A proliferação de centro de distribuição no século 20 tem sido amplamente um esforço para melhorar o serviço ao cliente. Por outro lado, a substancial melhoria na capacidade de entrega com a utilização de transporte aéreos, da noite para o dia, tornou possível que alguns distribuidores substancialmente reduzissem o número de centros de distribuiçãosem comprometer o serviço ao cliente.

Quando o cliente precisar desse material, ele deve estar em perfeitas condições de ser consumido. Portanto, além da função de equilibrar a necessidade do cliente com o fornecimento do produto, o armazém exerce funções de abrigo e proteção aos produtos, para que eles não percam suas características de qualidade.

Logo, a armazenagem dos materiais deve serfeita ordenadamente, de modo a proporcionar condições físicas que preservem a qualidade dos artigos estocados.

O seu objetivo é duplo: proteger o material e fazer com que os estoques sejam úteis para a empresa, mediante serviço e armazenamento econômicos.

Você pode imaginar que existem alguns importantes motivos para não armazenar produtos? Pois bem, eles existem e os três principais são:a) A mercadoria armazenada tem um custo e imobiliza capital que poderia ser investido em outras atividades estratégicas, como o marketing e a própria produção;


b) A necessidade de edifícios para guardar as mercadorias gera custos de instalações e infra-estrutura, de mão de obra, de equipamentos e de custos administrativos indiretos;

c) O material “envelhece”, podendo perder avalidade e o valor ao longo do tempo em que permanece armazenado. Produtos perecíveis, produtos farmacêuticos, produtos de tecnologia são alguns exemplos de materiais mais suscetíveis a esses problemas.


A armazenagem é uma conveniência econômica, em vez de uma necessidade, no sistema logístico. As mercadorias poderiam ser colocadas nos pontos de venda sem a necessidade de armazenagem. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operaçoes e Terminais
  • operacoes de terminais
  • operações terminais
  • Operações de terminais
  • Operações Terminais
  • Operações e terminais
  • Operações e Terminais
  • operações de terminais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!