Operações e Logística

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Operações e Logística

EDI – Eletronic Data Interchange


O EDI (Electronic Data Interchange) ou Intercâmbio Eletrônico de Dados é uma ferramenta que viabiliza a troca de documentos comerciais eletronicamente e, com isso, possibilita diminuir a quantidade de erros gerados pela digitação e o volume de papel, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência e a rapidez na comunicação entre osparceiros comerciais. É a única ferramenta de e-commerce (comércio eletrônico) que está adequada a um contexto automatizado e globalizado .
Podemos dizer, que é a troca de informações estruturadas de computador à computador, através de formatos pré-estabelecidos entre as partes, de um aplicativo de computador para outro através de meios eletrônicos e sem nenhuma intervenção manual.
A corretaimplementação de EDI possibilita grandes benefícios às empresas e aos parceiros comerciais, que além de um melhor gerenciamento logístico e ganho de produtividade, garante:
• Ganho de eficiência: significativa redução no volume de transações em papel com ganhos imediatos no custo administrativo e operacional .
• Rapidez: grandes volumes de informação comercial podem ser trafegados de um computador para ooutro em poucos minutos, permitindo respostas rápidas, o que garante, assim, a satisfação do cliente.
O que não se deve esquecer é que o EDI visa aumentar a eficiência nos processos de negócio. Essa ferramenta é composta de 20% de tecnologia e 80% de processo. Todos os departamentos estão envolvidos, porque, nesta cadeia, o processo tem início na negociação do Comercial com o Cliente, passandopela Expedição, Operacional e finalizando no Administrativo.
Tradicionalmente, no âmbito das relações comerciais, muitas das aplicações informatizadas de uma empresa geram documentos em papel que, após o trâmite burocrático interno, são encaminhados a outra empresa. Nesta outra empresa, tais documentos passam inicialmente por uma averiguação e então são digitados e introduzidos nos seus sistemasinformatizados.
Existem informações nos dando conta de que 70% das entradas de dados do computador de uma empresa são originados pelas saídas de computadores de outras empresas e de que 25% do custo das transações derivam destas entradas. O uso do EDI tem como proposta automatizar estas transações comerciais e eliminar este grande número de papéis que são trocados entre empresas. Para que seconsiga isto, é necessário conectar diretamente os computadores das empresas que transacionam entre si.
A introdução do EDI provoca muitos bons impactos na empresa que o adota, contudo, os custos envolvidos na implementação da tecnologia vão além dos gastos na aquisição de equipamentos, e que o fator humano, no que concerne a treinamento e formação mais qualificada, é decisivo para o sucesso doprocesso. Além disto, uma cuidadosa reformulação organizacional prévia se faz necessária, já que, simplesmente automatizar velhos processos não é o objetivo principal do EDI, e sim intensificar a troca de informações de uma maneira mais eficiente.




VMI – Vendor Managed Inventory

VMI (Vendor Managed Inventory – Reposição Automática de Produto) é uma solução, onde o fornecedor passa a teracesso aos dados de inventário do cliente e fica responsável por gerar ordens de compra e envio de material, conforme a conveniência, demanda de produção ou base de contrato. É um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoque nos clientes. O fornecedor tem acesso aos níveis de estoque do cliente e assume, elepróprio, as decisões sobre os reabastecimentos. O VMI se integra na cadeia de abastecimento como forma de estabelecer uma real colaboração e partilha de informação entre o fornecedor e o cliente.
Com prazos de entrega cada vez mais reduzidos e um mercado em constante evolução, são necessárias soluções logísticas flexíveis que favoreçam os custos variáveis, e não os custos fixos.
O uso de corretas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operações na Logística
  • operações logisticas
  • Operações e Logistica
  • Operações na Logística
  • Logistica e operações
  • Operacoes logisticas
  • Planejamento para operações logistica
  • Gestão de operações e logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!