Operações estruturadas

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Outras Operações Estruturadas
As operações estruturadas permitem ao participante realizar operações ou assumir posições de forma concomitante em diferentes mercados, modalidades ou vencimentos, de forma que na soma das diversas partes resulte o negócio desejado. Para facilitar a execução dessas estratégias, bem como eliminar os riscos associados à não execução de determinadas pontas daestratégia ou a sua execução em condições diferentes das originalmente existentes na BM&FBOVESPA, são admitidas as negociações de algumas das estratégias mais comumente utilizadas, através das operações estruturadas descritas nos próximos itens.
* Estratégia Forward Points
* Operações de Volatilidade (Combinações de Futuro com Opção)
* Operação de Forward Rate Agreement (FRA) de CupomCambial
* Operações de Estratégia no Mercado de Opções (Travas)
 
Estratégia Forward Points
A estratégia de forward points consiste na negociação do vencimento-base do contrato futuro de um determinado ativo, por meio de um valor a ser acrescido ou diminuído da cotação à vista do dia do correspondente ativo objeto. Com isso, todas as operações de forward points serão transformadas, ao final dopregão, em negócios no contrato futuro do ativo objeto. Note-se que a estratégia de forward points não se constitui em um contrato futuro específico. Trata-se de forma alternativa de negociação do contrato futuro normal do ativo objeto.
a) Estratégia de Forward Points em Dólar e Índice:
Exemplo-1: Forward Points em Dólar (FRP0 e FRP1)
O preço de um contrato de FRP0 é igual ao valor da PTAXdivulgada pelo BC ± Preço negociado no GTS. Então analisando a situação hipotética abaixo:
1. Negócio realizado de FRP0 de 100 contratos a 10,00.
2. O preço do contrato futuro de Dólar será calculado da seguinte maneira:
2.1 Preço do negócio = 10,00;
2.2 Valor hipotético da PTAX = 1,745 ( multiplicar por 1000);
2.3 O preço final será o Preço do negócio + o valor da PTAX = 1.755,000.
Observação:Quando o preço do negócio for negativo deve-se subtrair o valor da PTAX. 
Para o FRP1, o procedimento é praticamente igual, a única diferença é que o preço do contrato é igual ao valor da PTAX do dia seguinte à data de negociação + Preço negociado no GTS.
Exemplo-2: Forward Points em Ibovespa (FWI).
O preço de um contrato de FWI0 é igual a média do mercado Ibovespa a vista + pontos negociados noGTS. Então analisando a situação hipotética abaixo:
1. Negócio realizado de FWI0 de 100 contratos a 250 pontos
2. O preço do contrato Futuro de Índice será calculado da seguinte maneira:
2.1 Preço do negócio = 250;
2.2 Preço hipotético do Ibovespa médio = 66.650 pontos;
2.3 O preço final será o Preço do Negócio + o Preço do Ibovespa médio = 66.900
Observação: Em caso de pontos negativosdeve-se subtrair o preço do Ibovespa médio.
b) Estratégia de Forward Points de FRA de inflação para os contratos futuros de IPCA e de IGP-M - o objetivo dessa estratégia é negociar a expectativa da inflação anual para cada um dos anos à frente, sempre para anos fechados de janeiro a dezembro. As operações de FRI e FRG serão automaticamente transformadas pelos sistemas da Bolsa em duas operações: umapara o vencimento futuro longo do ano imediatamente posterior ao vencimento da operação realizada e a outra, de natureza inversa, no vencimento-base, nos respectivos contratos futuros base de estratégia.
Exemplo1: Negócio realizado de FRIF10 de 100 contratos a 5,045%. Então, teremos:
a. A ponta curta (IAPF10) tem a sua quantidade de contratos apurada pelo sistema da BM&FBOVESPA segundofórmula divulgada na especificação do contrato. O preço será o preço de ajuste do contrato no dia da operação expresso em número-índice e a natureza da operação será inversa à operação realizada no FRIF10.
b. A ponta longa (IAPF11) tem a sua quantidade de contratos idêntica à da operação realizada no FRIF10, ou seja, 100 contratos. O preço da ponta longa será apurado pelo sistema da BM&FBOVESPA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operações estruturadas
  • Operações Estruturadas com Derivativos
  • 201503 Trabalho Operacoes Estruturadas
  • Operações estruturadas "trabalho de adm. financeira e estruturada"
  • Estruturadas
  • operações
  • Estruturada
  • Estruturada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!