Operações com mercadorias

Páginas: 18 (4269 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
INTRODUÇÃO



Mercadorias são os bens que uma empresa adquire para depois revender, são assim chamadas de “bens de venda”. Os fatos contábeis decorrentes das operações com mercadorias ao serem registrados deverão obedecer às normas e princìpios contábeis, pois as operações com mercadorias são um ponto fundamental, pois representam o nùcleo da atividade comercial. O sucesso de uma empresadepende muito de um bom sistema de apuração de resultados em operações com mercadorias bem como dos controles físicos paralelos.

Nas mèdias e grandes empresas há uma grande necessidade de controle contìnuo do estoque, para se garantir uma boa compra, venda e uma excelente visão do estoque. Tudo esta interligado entre si. As operações com mercadorias nada mais são que compra, venda, Frete,Inventarios, cmv (custo mercadoria vendida), PEPS,Upes e MPM.




































vendas



Està incluso nesta conta todos os faturamentos que derivam da venda de mercadorias, devendo ser separada em venda à vista e venda à prazo. Poderá ocorrer deduções, por devoluções e outros motivos, que tornarão as vendas lìquidas em um valor menor doque as vendas brutas.

As vendas de mercadorias constituem a principal fonte de receita das empresas comerciais e podem ser efetuadas com recebimento antecipado, à vista ou a prazo. O recebimento antecipado gera uma obrigação. Nas vendas á vista, a empresa recebe no ato da venda e nas vendas a prazo ela passa a ter direito de receber, futuramente, o valor das mercadorias vendidas.


1REGISTRO DE VENDA

O registro da operação de venda de mercadorias consiste no reconhecimento da receita obtida, na apropriação dos impostos incidentes sobre a venda e na baixa no estoque, com o reconhecimento do custo das mercadorias vendidas (caso mantenha controle permanente de estoques).

O registro da venda é feito em conta de receita, no resultado, e tem como contrapartida conta doativo circulante, que no caso de venda a prazo, será a conta clientes ou duplicatas a receber, e no caso de venda à vista, será a conta disponibilidades que receber o numerário correspondente à venda (caixa ou balanço).


2 IMPOSTOS E TAXAS SOBRE VENDA

Os impostos ou taxas sobre vendas incidem sobre vendas e guardam proporcionalidade com preço de venda. Portanto quanto maior for a venda,maior será os impostos ou taxas sobre vendas, por outro lado, se a empresa nada vender, não serão gerados impostos e taxas sobre vendas.

São considerados impostos sobre vendas:

IPI- Impostos sobre produtos industrializados

ICMS- Impostos sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de Transporte Intermunicipal e de Comunicação

COFINS- Contribuiçãopara financiamento da Seguridade Social

PIS- Programa de Integração Social







FATOS QUE ALTERAM O VALOR DAS VENDAS


1 DESCONTOS INCONDICIONAIS CONCEDIDOS OU DESCONTOS COMERCIAIS

È uma redução de preço concedida no ato da venda. Normalmente é utilizado como forma de atrair o cliente para a compra ou de incentivá-lo a adquirir uma quantidade maior de mercadorias, como é ocaso do desconto promocional.

Contabilização dos Descontos:
Vamos ver como ficaria a contabilização do desconto incondicional concedido.
  Existem duas formas de se contabilizar o desconto incondicional que a empresa oferece as duas apresentam resultados (lucros) iguais, mas uma fornecerá maiores informações do que a outra.
 Considerando-se o balanço inicial:
 Operação relativa ao mês deJaneiro de 2005:
 [pic]
 A operação é a seguinte: 
No dia 03/01 – Um comprador entrou na empresa e resolveu comprar todo o estoque de mercadoria que ela tinha, tal compra totalizava a quantia de R$ 3.500,00, sendo que a empresa resolveu conceder um desconto ao cliente, afinal o mesmo comprou uma quantidade alta de mercadoria, tal desconto totalizava a quantia de R$ 400,00. O pagamento dessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operações com mercadorias
  • operações com mercadorias
  • Operações com mercadorias
  • Operacoes com mercadorias
  • Operações com Mercadoria
  • operações com mercadoria
  • Operaçoes com Mercadorias
  • operações com mercadorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!