operações com mercadorias

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
Contabilidade de Operações com Mercadorias
AULA 01: Estoques

Os fatos contábeis decorrentes das operações com mercadorias ao serem registrados na contabilidade deverão obedecer às normas e princípios contábeis, bem como aos sistemas de controle de estoques adotados pelas empresas, quais sejam, o inventário periódico ou permanente.

As principais operações com mercadorias que estãorelacionadas aos estoques são: compras e vendas de mercadorias; devoluções de compras e vendas de mercadorias; descontos comerciais e financeiros; gastos com transportes e outros.

Compras e vendas de mercadorias: As mercadorias adquiridas para revenda são registradas em conta de estoques, no ativo circulante, pelo valor do custo de aquisição líquido dos impostos recuperáveis, que são registrados emconta própria no ativo circulante. Todas as compras são lançadas a débito da conta de estoques de mercadorias, pelo aumento do saldo desta conta e tendo como contrapartida lançamentos a crédito das contas de caixa/banco e/ou fornecedores pelo pagamento e/ou obrigação assumida.atualmente, Os impostos e contribuições que incidem sobre as compras de mercadorias são ICMS, IPI, PIS e COFINS

Venda demercadorias: Representa a saída de mercadoria do estoque registrada em conta de receita, no resultado, e tem como contrapartida a conta do ativo circulante. No caso de venda a Prazo, esta será a conta clientes ou duplicatas a receber e, no caso de venda à vista, será a conta disponibilidades que receberá o numerário correspondente à venda (caixa ou banco).O registro de venda de mercadoriasconsiste no reconhecimento da receita obtida, na apropriação dos impostos incidentes sobre a venda e na baixa no estoque, com o reconhecimento do custo das mercadorias vendidas, caso a empresa mantenha controle permanente de estoques. Os impostos e contribuições que incidem sobre as vendas, com exceção do IPI, estão incluídos na receita.

Devoluções de compras de mercadorias: Uma vez efetuada a compra,poderá ocorrer a sua anulação ou devolução, total ou parcial, pelos seguintes motivos: avarias no transporte; mercadoria entregue em desacordo com o pedido; dificuldade financeira do comprador; e outros motivos que possam justificar a devolução.Se a devolução ou anulação ocorrer no ato da entrega, não existe necessidade de emissão de documento fiscal. Deverá ser declarado, no verso da nota decompra, qual motivo justifica a devolução. Não estará sujeita à contabilização, pois a operação de compra não se concretizou.

Devoluções de vendas de mercadorias: As devoluções de vendas, vendas anuladas ou vendas canceladas, correspondem à anulação de valores registrados como receitas de vendas, decorrentes de devoluções de mercadorias ou cancelamento de vendas. As vendas podem ser canceladas porvários motivos: insatisfação do cliente quanto à qualidade da mercadoria; mercadorias danificadas no transporte, não atende as especificações do cliente; problemas financeiros do cliente ou qualquer outro motivo desconhecido no ato da venda.

DESCONTOS

Descontos comerciais: Descontos comerciais são os concedidos pelo vendedor em favor do comprador, no ato da compra, em função de váriosmotivos: seja pela grande quantidade que está sendo vendida, seja porque o comprador é cliente especial, ou ainda, porque a empresa imprime catálogos com os preços das mercadorias e, para não alterá-los, frequentemente, faz a aplicação de percentagens de desconto sobre os mesmos etc. (É aquele obtido no ato da compra, quando o comprador “chora” uma redução no preço.)

Descontos financeiros: Osdescontos financeiros - não confundir com descontos comerciais e, tampouco, com abatimentos - são os prêmios oferecidos pelo vendedor ao comprador, por um pagamento antecipado de dívidas assumidas com transações de mercadorias. Por exemplo, o vendedor indica na Nota Fiscal ou na duplicata, que o valor da dívida é “X” e que será cobrada dentro de 90 dias, por seu próprio valor; se o valor for pago...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operações com mercadorias
  • Operações com mercadorias
  • Operações com mercadorias
  • Operacoes com mercadorias
  • Operações com Mercadoria
  • operações com mercadoria
  • Operaçoes com Mercadorias
  • operações com mercadorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!