Operações com mercadorias

Páginas: 10 (2409 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2012
1 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
1.1 Importância
Ponto fundamental numa empresa, as operações com mercadorias representam, obviamente, o núcleo da atividade da Empresa. De um bom sistema de apuração de resultados em operações com mercadorias, bem como dos controles físicos paralelos, depende, em grande parte, o sucesso da empresa.
O Resultado com Mercadorias (Resultado Bruto) é responsável porcerca de 80% do Resultado Líquido (Lucro Líquido) de boa parte das empresas, descontando-se é claro, as demais despesas, cuja influência média de outros itens não operacionais de receita é de apenas 20%.

1.2 Resultado com Mercadorias (RCM)
É obtido da diferença entre o valor das Vendas efetuadas num determinado período e o valor do Custo das Mercadorias Vendidas incorrido nesse mesmo período.Resultado com Mercadorias = Venda Liquida – Custos das Mercadorias Vendidas
RCM = VL – CMV

O Resultado com Mercadorias (RCM) é também denominado Resultado Operacional Bruto ou, simplesmente, Resultado Bruto. Quando positivo, é denominado Lucro Operacional Bruto (ou lucro bruto) e, quando negativo, Prejuízo Operacional Bruto (ou Prejuízo Bruto).
O Resultado Líquido de um período (lucrolíquido/prejuízo líquido) é obtido adicionando-se ao RCM as outras receitas e deduzindo-se as outras despesas.

1.2.1 - Mercadorias – São objetos que as empresas comerciais compram para revender.
As operações que envolvem a compra e a venda de mercadorias constituem a atividade principal das empresas comerciais.

Empresas comerciais, portanto, são aquelas que se caracterizam pela compra e pela vendade mercadorias

1.2.2 Venda
Numa primeira acepção, “Venda” representa o total faturado contra o cliente, quer a vista, quer a prazo. Todavia, a esse valor podem ocorrer “deduções”, algumas das quais já examinadas, que são os “impostos e taxas sobre vendas” (ICMS, PIS, COFINS S/Faturamento).
Além dessas “deduções”, duas outras bem típicas ocorrem nas empresas, quais sejam: as “devoluções devendas” e os “descontos (abatimentos) incondicionais sobre vendas”.
Assim, quando se afirma que o RCM = Vendas – CMV, a palavra Venda tem sempre o significado de “Venda – deduções de venda”.
Por isso, muitas vezes fala-se Vendas Brutas (Ou Receita Operacional Bruta) e Vendas Líquidas (ou Receita Operacional Líquida).

1.2.3 Custo da mercadoria vendida (CMV)
Representa o valor atribuído asmercadorias negociadas pelo comerciante com seus clientes. O CMV, como o nome indica, e um valor de custo para o comerciante, valor que será confrontado com o valor de venda (Receita) para a obtenção do Resultado com Mercadoria – RCM.
Monetariamente, o valor do CMV é obtido pela equação:
Custo das Mercadorias Vendidas = Estoque Inicial + Compras Liquidas – Estoque Final
CMV = EI + CL – EF
Para aobtenção do valor do CMV e necessário o conhecimento de três valores, a saber: O Estoque inicial (igual ao estoque Final do período anterior e, portanto, conhecido); o da Compra Liquida (conhecido a partir dos registros efetuados quando elas ocorrem); e o Estoque Final.
Se uma empresa nunca vendesse suas mercadorias, o Estoque Final seria, a qualquer momento, igual a soma do Estoque Inicial com ascompras ate então efetuadas.
Na pratica não ocorre, mas uma sucessão interminável de compras e vendas intercaladas. A obtenção do Estoque Final e feita por uma das formas de controle de estoque, conhecidas por “Inventario Periódico” e “Inventario Permanente” (denominados “Regimes de Inventario”).

1.3 Impostos e Contribuições incidentes sobre compras e vendas de Mercadorias
Os impostos eContribuições sobre vendas incidem sobre vendas e guardam proporcionalidade com o preço de veda. Por um lado, quanto maior for o montante de venda, maior será o montante de impostos ou taxas sobre vendas. Por outro lado, se a empresa nada vender, não serão pagos impostos e taxas sobre vendas.
a) Impostos sobre vendas

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – De competência da União...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operações com mercadorias
  • operações com mercadorias
  • Operações com mercadorias
  • Operacoes com mercadorias
  • Operações com Mercadoria
  • operações com mercadoria
  • Operaçoes com Mercadorias
  • operações com mercadorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!