OPEP

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014

Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Objetivos da OPEP
Arquitetar uma política petrolífera comum a todos os países membros, ter controle sobre volume de petróleo produzido pelaorganização e pelos preços de vendas no mercado mundial, definir estratégias de produção além de ser responsável por analisar e gerar conhecimentos para países membros sobre o mercado de petróleomundial.
Função
A principal função da OPEP é coordenar as políticas petrolíferas dos países membros, de forma a evitar variações desnecessárias no preço do barril, assegurar o retorno financeiro aosprodutores e o abastecimento de petróleo para as nações consumidoras. Na prática, a OPEP decide o volume total de petróleo a ser produzido pelo conjunto de países-membros. Este total é então divididoem cotas de produção de cada membro.
Histórico
No decorrer no século XX, o mercado internacional do petróleo foi palco de disputas entre os países hospedeiros e as companhias – essencialmenteamericanas, inglesas e dos Países Baixos - interessadas na apropriação da renda petrolífera. Os países exportadores, possuidores das maiores jazidas de petróleo do mundo, depois de décadas de exploração,decidiram se organizar e em 14 de setembro 1960 foi assinado o tratado de Bagdá, com sede em Viena, foi criada a OPEP. A organização fortaleceu os países produtores frente os interesses das empresasconsumidoras apropriando-se das receitas petrolíferas. Essa organização teve um desempenho crucial na transformação da indústria petrolífera mundial, passando por momentos de grande poder, como noschoques de 1973 e 1979, e outros de pouco, como no choque de 1986.
Membros
A OPEP é composta por países que estão se desenvolvendo, e que têm suas economias fundamentadas na exportação de petróleo ederivados. Estes países são hoje: Angola, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela sendo ex-membros a Indonésia e o Gabão....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é a OPEP
  • OPEP
  • OPEP
  • Opep
  • Opep
  • Opep
  • opep
  • OPEP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!