opep

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
Os Recursos Naturais


Índice

Definição dos Recursos Naturais.
Classificação dos Recursos Renováveis e não Renováveis.
Utilização dos Recursos Naturais.








Recursosnaturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol edo vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis , como o petróleo e minérios em geral. Os recursosnaturais incluem tudo o que ajuda a manter a vida, como o solo, a radiação solar, a água, o ar, os combustíveis e os minerais, as plantas e os animais.
Actualmente existem no nosso planeta muitosmilhões de pessoas e todos têm as suas necessidades (de espaço, de alimentos ou de combustíveis, por exemplo). Torna-se necessário encontrar o equilíbrio entre as necessidades do Homem e a preservação doambiente, o que actualmente se traduz num enorme desafio para a nossa espécie. 







Definição:
Os recursos naturais são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda nãotenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria génese é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores económicos, sociaise culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.
Recurso natural é qualquer bem necessário de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para suamanutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe em envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológicos para utilização de umrecurso. Exemplo típico é o magnésio, que até pouco tempo não era recurso natural e passou a sê-lo quando se descobriu como utilizá-lo na confecção de ligas metálicas de aviões. Recursos naturais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é a OPEP
  • OPEP
  • OPEP
  • OPEP
  • Opep
  • Opep
  • Opep
  • OPEP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!