OPDT Exerc Cio V

318 palavras 2 páginas
Graduação em Administração Pública - 2015.1

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM V

1. O modelo de Administração Pública brasileira encerra três grandes desafios. Quais são eles?
R: 1º o desenvolvimento auto-sustentado e soberano da nação; 2º a garantia de governabilidade; e 3º a efetividade dos órgãos públicos.
2. Como a governabilidade pode ser o elemento catalisador da gestão pública?
Desenvolvendo políticas centradas nas necessidades dos usuários, de incentivo à produção, de inovação tecnológica e de exportação. Substituindo instituições burocráticas e obsoletas por organizações ágeis e flexíveis, tornando as relações mais transparentes e participativas' entre governo e cidadãos e entre a administração e o administrado.

3. Quais as razões mais comumente alegadas para o baixo desempenho das instituições públicas?
A falta de “espírito empresarial”; finalidades incompatíveis com as demandas; legislação e estruturas inadequadas; entraves burocráticos ditados pelos órgãos centrais; recursos insuficientes; carência de suporte político; pessoal em número e qualificação inadequados; e informações incompletas, não confiáveis e em formatos gerenciais não operacionais.
4. Como se diferencia o planejamento na área pública do planejamento na área privada?
O planejamento na Gestão privada visa o lucro, enquanto na pública visa maximizar a relação custo-benefício, no setor privado tudo pode ser feito exceto se proibido por lei, no público nada pode ser feito que não esteja previamente determinado por lei. O Planejamento no setor público é descontínuo enquanto no privado ele é contínuo. No setor público o planejamento ocorre sob forma de orçamento anual e Plano plurianual (4 anos), na área privada esse planejamento não se dá de forma rígida podendo ser em prazo menor que um ano ou maior.
5. Explique por que o processo decisório torna-se cada dia mais complexo nas organizações.
Tem se tornado cada dia mais complexo, pois as decisões precisam ser

Relacionados