opapelmidia N2 2001 1

3566 palavras 15 páginas
O PAPEL DA MÍDIA NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

FRANCISCO ASSIS MARTINS FERNANDES
Departamento de Comunicação Social
Universidade de Taubaté

RESUMO
Os meios de comunicação de massa desempenham um papel na formação da opinião pública no que tange à ecologia. Os jornais, o rádio e a televisão difundiram as mensagens da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente no Rio de Janeiro, em 1992. O processo de globalização, no contexto atual, gerou uma questão ambiental que deve ser vista desde uma dimensão de totalidade, superando até mesmo a segmentação positiva da ciência. A mídia impressa e eletrônica prossegue transmitindo os ideais de todos os que batalham pela conservação do meio ambiente que, em última análise, é a luta pela conservação da vida.
PALAVRAS-CHAVE: meios de comunicação; ecologia; meio ambiente; opinião pública; vida

INTRODUÇÃO
No planeta Terra, o homem foi criado para viver num
Paraíso, ou seja, num ambiente que lhe oferecesse as melhores condições de vida. Mas o que a história humana nos mostra é um “Paraíso perdido”.
No último quartel do século XX, o papel dos meios de comunicação de massa foi amplamente investigado e discutido por muitos estudiosos das ciências sociais aplicadas, mediante estudos e ensaios. Esses autores procuraram analisar sua influência no formação e controle da opinião pública desde uma perspectiva social, política, ideológica e cultural.
Nosso objetivo é identificar a função da mídia no contexto da defesa do meio ambiente, ou seja, como os meios de comunicação têm sido empregados a serviço da conservação dos bens naturais.
Nos estudos preparatórios para a Conferência das
Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e
Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro, em
1992, as discussões sobre os mecanismos econômicos se acirraram especialmente quando esses mecanismos se evidenciaram impactantes para o meio ambiente e capazes de depauperar os recursos naturais.
No período em que se realizou a Conferência, os jornais, rádios e televisão do

Relacionados

  • TCC CESAR V3 Copy
    8216 palavras | 33 páginas
  • Tcc gestão em saúde e meio ambiente
    16729 palavras | 67 páginas