Opaaiai

421 palavras 2 páginas
Relações ecológicas – Por: Lucas Fernandes, aluno do IFES – Campus piuma
Disciplina: Biologia Aquática
Prof: Marcelo
Ano/Turma: 3° Aquicultura
Turno: Matutino
As relações ecológicas podem ser descritas nas relações das espécies em diferentes habitats como: Aquático e terrestre, bem como nas suas especificações (tipo de sistema, local, temperatura). Estes aspectos vão dar as características de cada local, e a definição dos habitats, resultando nas espécies que ali vivem, e que melhor aproveitam os recursos de determinado ambiente.
Estas relações ecológicas se dividem em dois grupo: As harmônicas e as desarmônicas. Vou dar exemplos das duas, em um ecossistema bem próximo da escola (IFES), na ilha do gambá. Sabemos que lá e a casa de muitos seres vivos, uma das espécies que moram nas água estuarinas e próximas da ilha é o peixe-agulha e holotúria. O peixe agulha possui como características corpo alongado, escamas pequenas e boca comprida em formato de bico contendo vários dentes pontiagudos. São velozes e se alimentam de pequenos peixes como as sardinhas e arenques. Em situações de perigo o pequeno peixe procura uma holotúria comumente conhecida como pepino-do-mar pertencente à classe dos equinodermos (constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto) e penetra em seu ânus se alojando em seu tubo digestivo onde obtém proteção contra os seus inimigos. Neste caso o peixe-agulha é o inquilino e a holotúria o hospedeiro.
Outra relação ecológica que possivelmente existe na ilha do gambá é as orquídeas e árvores. As orquídeas são plantas pertencentes à família Orchidaceae existente em todos os continentes, exceto na Antártida. Apresentam uma variedade de formas, tamanhos e cores sendo a maioria epífita. Para buscar luz e realizar a fotossíntese, as orquídeas apóiam nas árvores onde obtém uma posição favorável, podendo captar maior luminosidade. Neste caso as orquídeas fazem o papel de inquilino e a árvore de hospedeiro.
Ambos os

Relacionados