op art

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de Junho
de 1898 - Hilversum,27 de Março de  1972) foi um 
artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints),
que tendem a representar construções impossíveis,
preenchimento regular do plano, explorações do
infinito e as metamorfoses - padrões geométricos
entrecruzados que se transformam gradualmentepara formas completamente diferentes.1 . Ele
também era conhecido pela execução de transformações geométricas (isometrias) nas suas obras
Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com efeitos de ilusões de óptica.

Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas.
A expressão"op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento,clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.
Escher e a Matemática
No livro “O Espelho Mágico de M. C. Escher” o
matemático Bruno Ernst identifica
quatro (4) fases no trabalho de Escher.
Na primeira fase que vai de 1922 até 1937 a
grande temática do seu trabalho foi a
confecção de gravuras de paisagens e pequenas
cidades do sul da Itália. Deste período
aindapodemos encontrar alguns retratos,
animais, plantas e já uma pequena demonstração
de querer fazer alguns desenhos diferentes com
a interpenetração de mundos, como
podemos observar na litografia “Natureza Morta
com Espelho”, de 1934:
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas.
A expressão "op-art" vem do inglês (opticalart) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezesparecem inchar ou deformar-se.
Apesar de ter ganho força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento. Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art; em comparação, parece excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto as daciência e da tecnologia.
O termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em Outubro de 1964, embora já se produzissem há alguns anos trabalhos que hoje podem ser descritos como "op art". Sugeriu-se que trabalhos de Victor Vasarely, dos anos 1930, tais como Zebra (1938), que é inteiramente composto por listas diagonais a preto e branco, curvadas de tal modo que dão a impressão tridimensional de umazebra sentada, devem ser consideradas as primeiras obras de op art.
Em 1965, uma exposição chamada The Responsive Eye (O Olho que Responde), composta inteiramente por trabalhos de op art, abriu em Nova Iorque. Esta exposição fez muito para trazer a op art à ribalta, e muitos dos artistas hoje considerados importantes no estilo exibiram lá trabalhos seus. Em seguida, a op art tornou-se tremendamentepopular, e foram usadas imagens de op art em vários contextos comerciais. Bridget Riley tentou processar uma empresa americana, sem sucesso, por usar um dos seus quadros como base para um padrão de tecido.
Bridget Riley é talvez a mais conhecida dos artistas de op art. Inspirando-se em Vasarely, pintou uma série de quadros só com linhas pretas e brancas. No entanto, em vez de dar a impressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Op Art
  • op art
  • op art
  • Op Art
  • Op Art,
  • Op art
  • OP art
  • OP ART

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!