Opções e derivativos

Páginas: 4 (922 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2011
Pós-Graduação Lato Sensu

OPÇÕES E DERIVATIVOS

Derivativos são instrumentos financeiros sem valor próprio. São contratos financeiros cujo valor “deriva” de (ou baseia-se em) outros ativosditos subjacentes, ou ativos-objeto. Motivo pelo qual servem tão bem para limitar o risco de flutuações inesperadas de preço.

A existência de um ativo livre de risco é importante, pois serve comopadrão de comparação e referência com outros ativos.

Os derivativos servem para troca de um resultado financeiro por meio da aplicação da variação do valor de índices ou projeções de preços em umdeterminado período sobre um montante inicial. Ele não é normalmente usado para alterar a característica do risco de caixa ou carteira de uma empresa, diante da possibilidade de alteração no valor dedeterminado ativo, seja uma taxa de juros, uma taxa de câmbio ou um índice de preços.

Um contrato de opção, ou simplesmente uma opção, é um acordo que dá ao seu possuidor o direito, mas não a obrigaçãode comprar ou vender (conforme o caso), certa quantidade de ativos dentro de certo prazo e por um preço pré-estabelecido. Ele pode ser considerado como uma evolução ou ramificação dos contratos futurosdas commodities mais negociadas e são operados e regulados igualmente pelas bolsas de futuro e pelas bolsas de valores, no caso de opções de ações.

Existem dois tipos básicos de opções: opção decompra (call) e opção de venda (put). Uma opção de compra dá ao seu titular o direito de compra, da parte lançadora, um número prefixado de unidades de um ativo, por um preço unitário combinado na datainicial do contrato, em qualquer época até a data de vencimento do negocio. Após essa data, caso não exercida, a opção simplesmente deixa de existir. Uma opção de venda dá a seu titular o direito deexigir a compra, pelo lançador, do objeto da opção ao preço de exercício, na data prefixada de vencimento. O lançador de uma opção de venda é aquele que a vende, assumindo a obrigação de comprar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Venda coberta de opções
  • PRINCIPAIS ORGANISMOS INTERNACIONAIS DE FOMENTO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS, FOCO OPÇÕES
  • Derivativos
  • Opções
  • Derivativos
  • Derivativos
  • Derivativos
  • Derivativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!