oooooooi

434 palavras 2 páginas
O que é Contabilidade:

Contabilidade é a ciência que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais. A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).
Uma pessoa cuja área profissional é a contabilidade é conhecida como contabilista. No Brasil, para que um indivíduo receba o título de "Contador", deve efetuar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

Contabilidade de custos
A contabilidade de custos é uma área da contabilidade empresarial que, ao contrário da contabilidade financeira, abarca a contabilização de todos os custos e benefícios internos, incluindo a contabilidade das instalações, material e salários. A contabilidade de custos serve para:

excluir influências externas à empresa na determinação dos rendimentos mensais ou anuais; controlar a rentabilidade da empresa, graças à inclusão de todos os tipos de custos e das diferentes produções, e por vezes também com a ajuda da contabilidade de custos planificada; elaborar a planificação da produção e do investimento; obter os dados necessários ao fecho do ano comercial e fiscal.
No campo da contabilidade geral, a contabilidade de custos pode estar ligada ou não à contabilidade financeira.

Contabilidade pública
Contabilidade pública diz respeito ao registro sistemático das operações financeiras realizadas por todos os organismos do setor público.

Contabilidade gerencial
Contabilidade gerencial é a área da

Relacionados