ooooi, tudo beem

6762 palavras 28 páginas
Introdução

Pensar em como os seres humanos vêm se estruturando em sociedade construindo alternativas para sua sobrevivência, bem como o modo como se constituem e se transformam as relações sociais, econômicas e políticas é um objeto de estudo muito instigante. Especialmente no âmbito das especializações profissionais que atuam junto aos processos societários, como o Serviço Social, a construção do conhecimento implica no reconhecimento das correntes teóricas explicativas da realidade social. O materialismo histórico e as categorias marxistas se colocam como opções para desvendar o movimento da sociedade, buscando identificar as relações e contradições estabelecidas entre os agentes sociais.
Reconhece-se, atualmente, que os atuais processos econômicos e sociais apresentam situações históricas inéditas que vem desafiando diversas áreas disciplinares para sua qualificação. O presente trabalho é uma tentativa de aprofundar a compreensão sobre os esquemas atuais de proteção social, que tem evidência no desmantelamento das políticas sociais estatais e na entrada em cena das organizações empresariais e do Terceiro Setor. Para tanto, buscar-se-á na concepção de produção e reprodução social marxista a base para a interpretação da sociedade capitalista contemporânea e a inerente produção e reprodução da questão social e suas formas de enfrentamento reguladas pelo Estado nesse início de século.

Produção e Reprodução da Questão Social na Sociedade Capitalista

Para os objetivos que este trabalho se propõe, se faz necessária a apresentação de alguns princípios da análise marxista sobre a sociedade capitalista monopolista, mais especificamente sobre o modo de produção/reprodução da questão social. Sendo um tema amplamente discutido e amadurecido no âmbito do Serviço Social, visto a indissociável relação entre a profissão e a questão social nos marcos da sociedade capitalista e seu enfrentamento pelo Estado, buscar-se-á trazer alguns apontamentos tendo por base a

Relacionados

  • Conversa
    31558 palavras | 127 páginas