ooidjufh

4017 palavras 17 páginas
Cuidado do idoso dependente no contexto familiar: uma revisão de literatura

Cuidado do idoso dependente no contexto familiar: uma revisão de literatura
Marina Jede*, Mariana Spuldaro*

Resumo
A família é considerada o habitat natural da pessoa. É nela que somos conhecidos pelos nossos defeitos, qualidades e necessidades. Nesse sentido, podemos considerar importante o relacionamento do idoso com a família em qualquer fase da vida, em especial quando eles se tornam dependentes física e psicologicamente.
Diante disso, objetivou-se verificar de que forma está ocorrendo o cuidado do idoso dependente no contexto da família. Tratase de um estudo de revisão bibliográfica utilizando os artigos nacionais da base de dados Scielo, empregando-se os descritores cuidado, idoso dependente, família, envelhecimento, saúde do idoso. Também foram usados teses, dissertações e capítulos de livros de gerontologia publicados no período de 1987 a 2007. Emergiram as seguintes categorias temáticas: necessidades do idoso dependente do cuidado familiar, disponibilidade da família para realizar o cuidado do idoso dependente. O grau de dependência influencia diretamente na vida do idoso e de sua família, pois a dificuldade de realizar as atividades da vida diária gera impacto na estrutura familiar. A assistência no domicílio contribui para humanização do cuidado de forma mais efe*

tiva e participativa. O apoio ao cuidador e a educação em saúde são fundamentais para orientá-lo e auxiliá-lo nas situações mais difíceis do cuidado.
Palavras-chave: Cuidado. Idoso dependente. Família. Envelhecimento. Saúde do idoso. Introdução
Na população idosa, muitas vezes os valores culturais são marcados pelo importante papel da família. A família é considerada o habitat natural da pessoa. Assim, podemos considerar que o relacionamento do idoso com a família é importante em qualquer fase da vida.
Os idosos são bastante vulneráveis; por isso apresentam uma combinação

Relacionados