ONZEMO

3875 palavras 16 páginas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
É fato notório que a sociedade brasileira convive atualmente com uma alta carga tributária em comparação com outros países. Tal fato faz com que a responsabilidade do gestor público se torne maior, no sentido de buscar sempre gerir os recursos obtidos da sociedade com maior eficiência, eficácia e efetividade. Nesse sentido, diversos órgãos do Estado buscam aprimorar a gestão da coisa pública e proporcionar melhores resultados para a sociedade. O planejamento estratégico das ações dos órgãos públicos se torna uma ferramenta fundamental em busca do melhor uso dos recursos e com consequente atendimento mais qualificado das demandas da sociedade.

Este artigo busca analisar o planejamento estratégico realizado por um órgão da administração pública: o Superior Tribunal de Justiça – STJ, entidade pertencente do Poder Judiciário Brasileiro. A análise permitirá uma breve visão de como o órgão se organiza administrativamente para o exercício de sua competência jurisdicional a serviço da sociedade. A análise será feita à luz da vasta teoria existente sobre o assunto.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 – Planejamento Estratégico

2.1.1 Conceitos
Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as idéias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir. Depois de ordenar as idéias, são ordenadas as ações, que é a implementação do Plano Estratégico, para que, sem desperdício de esforços, caminhe na direção pretendida (ALMEIDA, 2003).

Para Fischmann e Almeida (1991), planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, por meio da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, a partir desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.

O planejamento estratégico é

Relacionados