Onu - organização das nações unidas

Páginas: 14 (3398 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2013
Curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente

“O papel das organizações internacionais”

Organização das Nações Unidas
Disciplina: Integração

Disciplina: Integração

1. Índice
1. Índice 2
2. Introdução 3
3. Organizações Internacionais 4
4. ONU 5
5. Curiosidades 10
Quase todos os anos foram baptizados com um significado 10
ONU em Portugal 13
Éimportante saber que 13
O Secretariado organiza-se por programas, orgãos e secções 14
6. Conclusão 18
Referências Bibliográficas 19
Netografia 19
Anexos 20

2. Introdução
No âmbito da disciplina de Integração Módulo 6, Tema 3 “O papel da organizações internacionais”, foi-nos porposto um trabalho cujo principal objectivo é escolher uma Organização Internacional e explicar quais osseus projectos a nível mundial e qual a causa que têm como lema. Após uma pesquisa aprofundada sobre este tema, os alunos escolheram a Organização das Nações Unidas, mais conhecida pela sua sigla ONU, pois é um organismo que visa manter a paz e coordenação entre todas as nações.
O principal objectivo do trabalho é dar a conhecer a ONU mais objectivamente, descrevendo as causas que apoia e os seusprincipais feitos.
Os restantes objectivos do trabalho são:
- Apresentar a História da ONU;
- Reflectir sobre os organismos antecedentes à ONU;
- Explicar o que é a ONU;
- Dar a conhecer os seus objectivos;
- Caracterizar a “Carta das Nações Unidas”;
- Apontar quais os membros pertencentes à ONU;
- Referir algumas curiosidades

O trabalho foi realizado nos computadores da Sala , na, e noscomputadores portáteis dos alunos. Teve como base de pesquisa o Internet Explorer, mais propriamente o motor de busca www.google.pt, onde foram realizadas procuras de informação aprofundadas.

3.
Organizações Internacionais
As organizações internacionais são associações voluntárias maior parte das vezes constituídas por Estados e muitas vezes formadas com tratados, de carácterrelativamente permanente, dotadas de regulamentos e órgãos de direcção próprios, cuja finalidade é atingir os objetivos determinados pelos seus membros constituintes.
As organizações internacionais, uma vez constituídas, adquirem personalidade internacional independente, podendo, portanto, adquirir direitos e implementar obrigações. A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados entre Estados eOrganizações Internacionais ou entre Organizações Internacionais, de 1986, teve como objectivo disciplinar as normas de direito internacional aplicáveis ao poder das organizações internacionais.
As organizações internacionais são acompanhadas por diversos direitos legais, podendo manter relações diplomáticas com outros sujeitos de direito internacional. Se a organização internacional possuir direitospassivos pode apenas celebrar tratados com o Estado onde está localizada.
O termo organização internacional aplica-se apenas às organizações constituídas por Estados, e não às chamadas organizações não-governamentais, formadas pela sociedade civil e que podem, eventualmente, ter interesses e actuação internacionais.

4. ONU
Em 1899, realizou-se na cidade de Haia, na Holanda, a ConferênciaInternacional da Paz, com o objectivo de resolver crises pacificamente, evitar guerras e desenvolver regras internacionais de convivência, cooperação e paz entre os países. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, em que milhões de pessoas foram mortas, os países que saíram vencedores resolveram unir-se para criar uma entidade, tentando assim evitar outros conflitos de tamanha dimensão. Criou-se, portanto,a Liga das Nações em 1919, no Tratado de Versalhes, França. Este foi o organismo antecedente à ONU e tinha como missão “promover a cooperação internacional e alcançar a paz e a segurança”. A entidade encerrou as actividades depois de falhar na tentativa de evitar a Segunda Guerra Mundial.
Anos depois foi fundada a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, a ONU (Organização das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização das Nações Unidas
  • ONU
  • onu organização das nações unidas
  • ONU
  • ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
  • Onu organização das nações unidas
  • ONU
  • (ONU) organização das naçoes unidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!