ONU lança primeiro mapa global de lixo eletrônico

Páginas: 7 (1712 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
Geografia
18/12/2013
ONU lança primeiro mapa global de lixo eletrônico
Se geração de e-lixo não for controlada, em 2017 volume de resíduos eletrônicos no planeta aumentará 33% e dará para encher 200 edifícios como o Empire State
Por: Débora Spitzcovsky

Cidadãos, empresas e governos estão mais conscientes a respeito da importância de dar destino correto aos resíduos eletrônicos, mas mesmoassim a produção desse tipo de lixo não para de crescer. 

Foi o que revelou o E-waste World Map, primeiro mapa global de e-lixo, lançado pela iniciativa Step - uma aliança entre a ONU e empresas, governos e ONGs de todo o mundo.

A ferramenta mapeou a quantidade de resíduos eletrônicos produzida em cada país e concluiu que a geração de e-lixo quase alcançou a marca de 49 milhões de toneladasem 2012, o que representa 7 kg por habitante. Se continuar nesse ritmo, o planeta terá que suportar 65,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2017, que dariam para encher 200 edifícios como o Empire State, nos EUA.

Aliás, é a nação do Tio Sam que, por enquanto, mais tem culpa no cartório. Segundo o E-waste World Map, os EUA foram os que mais geraram resíduos eletrônicos no ano passado:foram 9,4 milhões de toneladas, o que representa 29,8 kg por habitante - seis vezes mais do que a China, que aparece na segunda posição do ranking.

Já na América Latina, o Brasil aparece em posição de destaque. Nosso país produziu 1,4 milhão de toneladas de e-lixo - o equivalente a média global de 7 kg por habitante - e só perdeu para o México, que gerou 9 kg por pessoa.

A intenção é que, comos dados fornecidos pelo E-waste World Map, governos, empresas e cidadãos entendam melhor o problema do lixo eletrônico e desenvolvam políticas mais efetivas para combatê-lo.

"Mesmo existindo muita informação sobre os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde dos primitivos métodos de reciclagem de lixo eletrônico, a falta de dados globais dificulta entender a magnitude real do problema",afirma Ruediger Kuehr, secretário-executivo da iniciativa Step e membro da Universidade das Nações Unidas, em comunicado oficial.

Esta notícia foi publicada em 17/12/2013 no site Exame. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor









20/02/2014 06h40 - Atualizado em 20/02/2014 08h47
Famílias divididas pela Guerra da Coreia têm reencontro emocionado
Idosos doSul e do Norte reviram parentes após acordo entre países rivais.
Alguns não viam familiares havia 60 anos.
Da AFP
126 comentários
O sul-coreano Park Yang-gon (dir.), de 53 anos, é abraçado por seu irmão Park Yang-su, que foi abduzido pela Coreia do Norte, durante encontro familiar no resort Monte Kumgang, na Coreia do Norte (Foto: News1/Korea Pool/Reuters)
Oitenta e dois idosos sul-coreanos,alguns com problemas graves de saúde, participaram nesta quinta-feira em um emocionante encontro com os parentes norte-coreanos no monte Kumgang,Coreia do Norte, 60 anos depois da separação provocada pela Guerra da Coreia.

O primeiro encontro desde 2010 de famílias coreanas separadas pela guerra começou às 15h (3h de Brasília) com uma grande cerimônia, em um grande salão localizado no monteKumgang, informou o ministério sul-coreano da Unificação.
Dez ônibus escoltados por veículos da polícia saíram do porto sul-coreano de Sokcho poucas horas antes em direção ao monte Kumgang.

Alguns participantes têm problemas graves de saúde. Mais de 10 deles se deslocam em cadeiras de rodas e duas idosas viajaram de ambulância.
Os 82 sul-coreanos se reuniram com 180 familiares norte-coreanos emum encontro emotivo, após mais de 50 anos sem notícias.
O norte-coreano Lee Yun-jeun, de 72 anos, abraça
sua irmã sul-coreana, Lee Sun-hyang, de 88
(Foto: Lee Ji-eun/Yonhap/Reuters)
“Penso que quando olhar para o seu rosto, não vou conseguir acreditar’, disse Kim Dong-bin, de 81 anos, horas antes do encontro com a irmã mais velha”.
"Não sei se vou conseguir reconhecê-la imediatamente. Faz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo eletrônico
  • Lixo eletrônico
  • Lixo eletrônico
  • lixo eletronico
  • Lixo Eletrônico
  • lixo eletronico
  • Lixo eletrônico
  • Lixo eletronico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!