Ontologia

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2013

Matriz de atividade individual

Curso: Licenciatura em Filosofia
Pólo: Anapurus
Disciplina: Ontologia 1
Tutora à distância:
Tutor presencial:
Atividade: T
Aluno (a):

Você concordaque existam concordâncias e discordâncias entre os textos atribuídos a Heráclito e Parmênides? Qual a sua argumentação para essa resposta (fundamente-a com extratos dos textos dos dois pensadores)? Quando estudamos o nascimento da filosofia, vimos que os primeiros filósofos se preocupavam com a origem, a transformação e desaparecimento das coisas. Preocupavam-se com o devir. Vimostambém que dois filósofos pré-socráticos apresentaram discordâncias a esse respeito. De acordo com Heráclito tudo é fluxo, o devir se baseia sempre em uma alternância entre contrários como: coisasquentes esfriam; coisas frias esquentam; coisas úmidas secam, coisas secas umedecem, o bom se opõe ao mal, o novo ao velho etc...
O homem que volta ao mesmo rio,
nem o rio é o mesmo rio, nem o homem é omesmo homem
Heráclito

Para ele, as coisas mudavam tanto que afirmou, “Ninguém pode entrar no mesmo rio duas vezes” ( Heráclito de éfeso). Isso significa que, mesmo entrando em um mesmo rio, pelaconstante passagem das águas, este já não era o mesmo.
Para Parmênides tudo é uno, baseava suas indagações a partir da natureza. Acreditava em uma determinada substância básica por traz de todas essastransformações.
“O ser é e não pode não ser 
e o não-ser não é e não pode ser de modo algum”.
Parmenides

Ele acreditava que tudo que existe sempre existiu nada podia surgir do nada; e nada queexiste pode transformar em nada. Se uma coisa existe, jamais poderá ser outra,..
Assim, Heráclito afirmava que a verdade e o logos são a mudanças das coisas nos seus contrários, enquanto Parmênidesafirmava que são a identidade do Ser imutável, oposto à aparência sensível da luta dos contrários.
Para Heráclito, a percepção dos nossos recursos sensoriais nos dá a ilusão de que as coisas não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ontologias
  • Ontologia
  • ontologia
  • O que é ontologia
  • Ontologia
  • Ontologia
  • ONTOLOGIA
  • Ontologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!