onesgtron

654 palavras 3 páginas
InfoEscola: Navegando e Aprendendo
InfoEscola » Biologia » Animais » Cordados » Peixes »
Tubarão

Por José Henrique Garcia
Os tubarões são pertencentes a classe dos Chondrichthyes. Isto significa que eles apresentam estrutura óssea formada por cartilagem (como as raias).

Os tubarões podem ser marinhos, carnívoros, pelágicos, em quase sua totalidade, eles vão habitar as águas costeiras e também oceânicas, do fundo à superfície. São animais nectônicos, feitos para o ambiente em que vivem e evoluíram.

São adaptados, ocupam diversos nichos ecológicos, tanto de ambientes árticos quanto de ambientes tropicais. Sua distribuição ocorre ao redor do globo, podendo ser chamado ( o grupo) como cosmopolita. Ao redor do planeta são conhecidas cerca de 400 espécies (88 no Brasil), sendo que o tamanho será diverso entre as espécies podendo variar de 0,10m a 18m de comprimento total de corpo.

Os tubarões possuem sua origem a mais ou menos 400 milhões de anos, porém por possuir corpo cartilagionoso, registro fósseis são de difícil preservação. Um registro fóssil encontrado que se assemelha muito aos tubarões atuais, sendo um ancestral, é o Cladoselache, indivíduo que já apresentava muito das características dos tubarões atuais. Era um peixe cartilaginoso com cerca de 1 a 1,5 metros, possuindo já fendas branquiais, nadadeira caudal, espinhos localizados a frente das nadadeiras dorsais (duas) e muitos dentes com formação central. Este se alimentava de pequenos crustáceos e peixes.
Reprodução

Nos tubarões a reprodução é através da fecundação interna. Durante o processo de cópula, o indivíduo macho prende-se ao corpo da fêmea e mantém essa posição mordendo-a no dorso ou nas nadadeiras peitorais. Após, introduzir seu órgão sexual, denominado de clásper no oviduto da fêmea, através da cloaca e posteriormente ocorre a expulsão do esperma.

O desenvolvimento do embrião pode se dar de suas formas, internamente ou externamente. Portanto os tubarões podem ser ovíparos,

Relacionados