Oneme

4391 palavras 18 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL
SANTA CATARINA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

Texto Teórico 01: ESPECIFICAÇÕES DOS COMPONENTES ELETRÔNICOS
1- INTRODUÇÃO
No momento da seleção de um componente eletrônico é necessário definir certas características, sem o que o componente poderá vir a ser inadequado à aplicação que se tem em vista. A seguir serão apresentadas as características mais importantes a se observar, geralmente fornecidas pelos fabricantes, seja em catálogos ou impressas sobre o próprio corpo do componente.
Deve-se também ter em mente que nem todas as especificações são igualmente aplicáveis a todos os componentes estudados neste curso. As diferenças serão citadas à medida que os mesmos forem sendo apresentados individualmente.
2 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS COMPONENTES ELETRÔNICOS
2.1 - Valor Nominal
Boa parte dos componentes possui uma característica principal que define sua função, e cujo valor é de suma importância, por exemplo: a resistência elétrica de um resistor, a capacitância de um capacitor, o ganho de um transistor etc.. Denomina-se valor nominal o valor especificado pelo fabricante, ou seja, o valor esperado para aquele componente em particular.
As indústrias de componentes, contudo, não fabricam componentes com todos os valores nominais possíveis. Ao invés disso, fabricam apenas alguns valores pré-determinados, com os quais cobrem toda a faixa de valores possíveis. Sendo assim, quando se projeta um circuito, deve-se selecionar os valores comerciais mais adequados com relação aos valores teóricos calculados. Ao conjunto de valores pré-determinados fabricados denomina-se série
2.2 - Tolerância
Todo processo de fabricação de qualquer produto sempre apresenta imperfeições que levam a desvios com relação a especificações iniciais. No caso dos componentes eletrônicos, nem sempre

Relacionados

  • De JudIIJEF 2013 04 01 A
    505465 palavras | 2022 páginas