Onde acontece a educação

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
“ Onde acontece a Educação?”

Educação não pode ser confundida com escolarização,pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação também se dá onde não há escolas. Em todo o lugar existem redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração para outra. Mesmo nos lugares onde não há sequer a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado existeeducação.
Atualmente, inclusive, um número crescente de críticas tem sido dirigido à instituição escolar. Os mais radicais exigem a “desescolarização” da sociedade. Essa exigência foi apresentada pela primeira vez por Ivan Illich (ILLCH, I Sociedade sem escola. Petrópolis, Vozes,1973). Para Peter Drucker, por exemplo ,”as escolas realmente precisam de mudanças drásticas em todos os níveis . Maso que nós precisamos não é de uma NÂO-ESCOLA, e sim de uma instituição de ensino que funcione e que seja administrada adequadamente”.
A família é o primeiro elemento social que influi na educação, sem ela a criança não tem condições de subsistir.Tal necessidade não é apenas de sobrevivência física, mas também psicológica, intelectual, moral e espiritual. A família, no entanto, encontra umasérie de problemas, na sua missão de educar.A falta de preparo de muitos pais para exercer integralmente essa função é o principal problema .Dessa falta de preparo surge uma série de outros problemas: falta de amor,de carinho,de trato adequado,frustação, separações, abandono do lar , etc. Por isso, há uma necessidade da educação dos próprios pais para a paternidade e a maternidade. Essa é tambémumas das funções da escola .
A escola só conseguirá preencher essa função quando houver um entrosamento dos pais com a escola e com a comunidade. Assim , ela deve ser o ambiente que os pais e professores promovam conjuntamente a educação. Aliás, toda a comunidade deve participar,criando condições e buscando recursos, para que os pais e educadores possam desempenhar sua missão. Só assim a escoladeixará de ser um meio de perpetuar os vícios da sociedade. Para tornar-se “um lugar, um ambiente, em que as crianças ou jovens se reúnem entre si e com educadores profissionais, para tomarem consciência mais profunda da suas aspirações e valores mais íntimos e mais legítimos, e tomarem decisões mais esclarecidas sobre sua vida, a parti de aprendizagens significativas”. ( SCHMITZ,1982)
Aeducação não intencional é assistemática que não tem ou não segue sistema, refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tais influências, também denominadas de educação informal, correspondem a processos de conhecimentos, experiências, idéias, valores ,práticas, que não estão ligados especificadamente a uma instituição e nem são intencionais e conscientes.Sãosituações e experiências, por assim dizer, casuais, espontâneas, não organizadas, embora influam na formação humana.São consideradas educação não-formal pois se trata de atividades educativas estruturada fora do sistema escolar convencional como é o caso de movimentos sociais organizados, dos meios de comunicação de massa etc.
A educação intencional é a sistemática que refere-se a influênciasem que há intenção e objetivos definidos conscientemente, como é o caso da educação escolar e extra-escolar.Há uma intencionalidade, uma consciência por parte do educador quanto aos objetivos e tarefas que deve cumprir, seja ele o responsável pela criança ou pelo professor . Há métodos, técnicas, lugares e condições específicas prévias criadas deliberadamente para suscitar idéias, conhecimentos,valores, atitudes, comportamentos. São muitas as formas de educação intencional e, conforme o objetivo pretendido, variam os meios são realizados nas escolas ou outras agências de instrução e educação ( igrejas, sindicatos, partidos, empresas, ) implicando ações de ensino com objetivo s pedagógicos explícitos, sistematização, procedimentos didáticos.
Sistema: é um conjunto de elementos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • avaliacão na educação infantil: como isso acontece?
  • para onde vai a educação
  • Para onde vai à educação
  • PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO?
  • Onde está a trilha sonora da educação
  • Para onde vai a educação
  • ONDE SE ENCAIXA A EDUCAÇÃO?
  • 5. Quando, como e onde a Educação a Distância (EaD) começou a se expandir?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!