ondas

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2015
Universidade Tiradentes




Eletroestática



Eduardo Alcântara Pires de Carvalho
Uiara Raira Carvalho Lopes
Sara Analiany Vieira dos Santos
Tainara Reis dos Santos
Valdir Lucena Albino Júnior






Aracaju /SE
Fevereiro/201
Gerador de Van de Graaff
Os átomos da matéria são formados de uma grande quantidade de partículas. Dentre elas as mais conhecidas são o próton (cargapositiva), o elétron (carga negativa) e o nêutron (carga nula). Diz – se que, quando o número de prótons em um átomo é igual ao número de elétrons, este permanece neutro. Pode-se estender este raciocínio à matéria em geral. Esta condição é chamada de Equilíbrio Eletrostático.
No entanto, este equilíbrio pode ser desfeito. Isto é possível a partir de um processo chamado de Eletrização, que podeocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução. Para reproduzir estes processos é utilizado um equipamento chamado Gerador de Van de Graaff ou gerador eletrostático de correia.
De forma simplificada, o gerador possui um motor elétrico, uma correia, uma esfera metálica e algumas partes estruturais. Ao girar do motor, a polia é friccionada por uma escova de cobre, energizando estaticamente aesfera com déficit de cargas negativas, o que proporciona altíssimos valores de tensão, entre a esfera e qualquer outro objeto que esteja aterrado.
Processos de eletrização:
Eletrização por atrito
Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizadopositivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons). A eletrização por atrito é mais forte quando é feita por corpos isolantes, pois os elétrons permanecem nas regiões atritadas.
Eletrização por contato
Considere duas esferas de metal eletrizadas:

A esfera A esta eletrizada positivamente e todos os seus pontos possuem potencial elétrico negativo, aocontrário da esfera B que está neutra e seu potencial elétrico é nulo. Portanto existe diferença de potencial entre as esferas.
Quando encostamos as duas esferas, a diferença de potencial elétrico (Q) que existe entre elas, faz com que os elétrons da esfera negativamente carregada(A) passem espontaneamente para a esfera neutra (de menor potencial).

Esse fenômeno acontece com frequência na vida detodos. Por exemplo, quando tomamos choque ao encostar em um objeto que não tem ligação nenhuma com energia elétrica que possa justifica-lo.

Eletrização por indução
Sejam duas esferas metálicas A e B (A carregada negativamente e B neutra), afastadas como mostra a figura 1ª. Ao aproximarmos as duas esferas, a presença de cargas negativa presente em A, provocará uma separação de cargas em B (fig.1b). Essa separação de cargas é chamada de indução.

Se ligarmos um condutor da esfera B até a terra (fig. 2a), as cargas negativas que foram repelidas, escoarão para a terra de maneira natural, de modo que a esfera B passe a ficar eletrizada positivamente (fig. 2b). A esse processo damos o nome de eletrização por indução.


Aplicação Tecnológica de Eletrização
CENTELHAMENTO:
O fenômeno docentelhamento, onde pequenos arcos elétricos são formados, reproduzindo “pequenos relâmpagos”. Se uma pessoa estiver eletricamente isolada e tocar na esfera do gerador, os fios de cabelo ficam eletrizados com carga positiva, uma vez que as cargas se concentram nas pontas, e se repelem, como os fios são leves, a pessoa fica literalmente de cabelo em pé.

CHOQUE ELÉTRICO
O choque elétrico écausado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano (ou qualquer outro animal).
O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra (porque ele passa por regiões fundamentais do nosso corpo, como nosso coração).
Até aí, tudo bem. Só tem um probleminha: às vezes, a gente leva choque só de encostar em objetos ou outras pessoas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas
  • a onda
  • Ondas
  • Ondas
  • Ondas
  • A Onda
  • A onda
  • A onda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!