Ondas Eletromagnéticas

Páginas: 14 (3253 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
APLICAÇÕES DE ONDAS



Introdução: Onda é uma perturbação ou distúrbio transmitido através do vácuo ou de um meio gasoso, líquido ou sólido. Existe uma variedade muito grande de ondas; por exemplo, as ondas do mar, as ondas em uma corda, numa mola, as ondas sonoras e as ondas eletromagnéticas, etc. Essas ondas podem diferir em muitos aspectos, mas todas podem transmitir energia de um pontoa outro.













1 - Ultrassom

Ultrassom é um som de frequência superior à que o ouvido humano pode perceber.

Pulsos de ultrassom são gerados por cristais especiais (como o quartzo puro), que podem vibrar quando percorridos por uma corrente elétrica conveniente. Dessa forma, é possível gerar pulsos de ultrassom com frequências de vários MHz e com duração de apenas algunsmilionésimos de segundo.
Ondas de ultrassom se propagam da mesma maneira que as ondas sonoras audíveis. Elas sofrem todos os fenômenos de reflexão, refração, difração e interferência, como todas as ondas.
Enviando-se um pulso de ultrassom para dentro de um material, ele será parcialmente refletido ao encontrar qualquer descontinuidade no meio, como uma mudança na densidade ou defeitos no própriomaterial. Se enviarmos uma onda de ultrassom para dentro de uma barra de ferro que possua uma falha interna em virtude de um defeito de fabricação, esta onda será parcialmente refletida na descontinuidade e pode ser detectada por um receptor.
Medindo o tempo decorrido entre o início do pulso e o seu retorno (eco), pode-se determinar a profundidade e dimensão da falha. Esse sistema de medida1.1 - Aplicações

O ultra-som é utilizado pela natureza, que dotou certos animais com a capacidade de emitir ondas ultra-sônicas. Os morcegos, golfinhos, mariposas se locomovem, encontram alimentos e fogem do perigo através de ondas ultra-sônicas que eles próprios emitem.
Com a observação do procedimento desses animais desenvolveu-se a idéia do sonar. O sonar serve para detectar objetos sob aágua, como submarinos, e também para avaliar a profundidade dos mares.
Como o ultrassom está fora da faixa de freqüência audível ao homem, ele pode ser empregado com intensidade bastante alta.
Suas aplicações de baixa intensidade têm como propósito, transmitir a energia através de um meio e com isso obter informações do mesmo. Como exemplo dessas aplicações, podemos citar: ensaio não destrutivo demateriais, medida das propriedades elásticas dos materiais e diagnose médica.
As aplicações de alta intensidade têm como objetivo produzir alteração do meio através do qual a onda se propaga. Como exemplo: a terapia médica, atomização de líquidos, limpeza por cavitação, ruptura de células biológicas, solda e homogeneização de materiais.
Na medicina, o ultrassom é muito utilizado para diagnósticode doenças cardíacas e em exames preventivos em gestantes. Com o auxílio de um computador, o sistema transmite ondas de ultrassom em todas as direções e detecta o sinal refletido nos diversos tipos de tecidos e ossos. Dessa forma, é possível obter a imagem de um feto. Novas técnicas podem registrar imagens tridimensionais do bebê, a partir de várias imagens obtidas por meio de ultrassom.
O usodo ultrassom de baixa intensidade em medicina, para diagnóstico, se baseia na reflexão das ondas ultra-sônicas. A técnica, pois trata-se de um método não-invasivo, mais seguro do que a radiação ionizante, como os raios-x.

1.2 - Efeitos Biológicos

Atualmente, grande número de pesquisas vem sendo realizadas para verificar os efeitos biológicos do ultra-som. Os resultados obtidos até agoraconduzem à suposição de que nenhum bioefeito substancial tem sido verificado com feixe ultra-sônico de intensidade inferior a 100 mW/cm2.
Para resumir, podemos enumerar os seguintes efeitos de interesse biológico:
1) Efeito térmico: a energia intrínseca das ondas sonoras gera calor ao atravessar o tecido.
2) Efeito mecânico-vibratório: Empregado no preparo dos canais radiculares através da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ondas eletromagneticas
  • ondas eletromagneticas
  • ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
  • Ondas Eletromagnéticas
  • Ondas eletromagneticas
  • Ondas eletromagnéticas
  • ondas eletromagneticas
  • Ondas eletromagnéticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!